2018/03/05

Google remove imagem de fundo dos vídeos em tempo real


Remover o fundo de uma gravação de vídeo é algo que normalmente implica uma segmentação manual ou recurso a um "green screen", mas a Google mostra-nos que já se pode fazer isso com ajuda da sempre presente inteligência artificial.

A câmara 3D frontal do iPhone X veio facilitar a realização de inúmeros efeitos em fotos e vídeo, mas a Google não ficou parada e mostra-nos o que é possível fazer-se usando software. Ainda em modo de testes no YouTube Stories este novo sistema recorre a um sistema de inteligência artificial treinado para reconhecer os rostos das pessoas.


Depois faz a segmentação desse mesmo rosto, assim permitindo remover a imagem de fundo, independentemente da sua complexidade visual. Algo que tradicionalmente só poderia ser feito através do chamado "rotoscoping" em que um artista, manualmente, traça os contornos dos elementos desejados, frame a frame, para que depois as diferentes partes da imagem possam ser removidas, adicionadas, etc.


O resultado pode não ser tão eficaz quanto a utilização de uma câmara 3D, mas é uma excelente solução de recurso que tem a vantagem de funcionar em praticamente qualquer smartphone com uma câmara frontal convencional - e em tempo real (o sistema consegue funcionar a mais de 100fps num iPhone 7 e mais de 40fps num Pixel 2).

Por agora isto está a ser testado com um número reduzido de utilizadores do YouTube Stories, com os planos a serem de integrar a sua utilização aos restantes serviços da Google que possam usufruir deste sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)