2018/03/20

Notícias do dia

Tivemos o primeiro caso de um atropelamento mortal com um automóvel sem condutor da Uber; a Tesla melhora Autopilot para os veículos com hardware mais recente; um novo leak refere que o Huawei P20 Pro vai ter câmaras de 40MP + 20MP + 8MP; o Google Play Instant deixa jogar jogos Android sem os instalar; executivos da Cambridge Analytica apanhados a descrever tácticas para manipular eleições; e ainda a pequena caixa GrayKey que desbloqueia iPhones em minutos.

Antes das notícias, aproveito para relembrar que excepcionalmente temos alteração do nosso meeting mensal, que passa a ser já este sábado (o último sábado coincide com o fim de semana da Páscoa); e que esta semana temos para oferecer uma lâmpada LED com sensor de movimento.

BMW suspende produção dos Série 7 a gasolina por 1 ano



Os carros a diesel podem estar na mira das atenções mas no caso da BMW são os modelos Série 7 a gasolina que irão ter a produção suspensa por um ano por não passarem os novos testes de emissões, obrigando a remodelar o sistema de escape e adicionar um novo filtro de partículas para o tratamento dos gases.

Quem estiver a pensar comprar um 740i, 750i ou M760Li terá que se despachar... ou optar pelos 730d, 740d ou 750d. Embora o ideal mesmo fosse ver a BMW a dizer que de agora em diante só se teria Séries 7 100% eléctricos.


Nova lâmpada LED Yeelight Xiaomi mais potente e luminosa

Caso estivessem para comprar lâmpadas inteligentes Yeelight da Xiaomi, será melhor aguardarem mais um pouco. A Xiaomi está prestes a lançar uma nova geração destas lâmpadas, que passa de 8W para 10W e de 600lm para 800lm, mantendo a capacidade de ser controlada remotamente e ajustar a tonalidade de branco; e contando com integração com a app da Mi Home e também com Alexa, Google Assistant e HomeKit. E ao que parece, o consumo em standby também reduzido para metade, passando a ser inferior a 0.5W...

Por agora a nova Yeelight ainda só aparece disponível no armazém do Brasil e com um preço inflacionado, mas será apenas uma questão de tempo até que venha para os valores normais e fique disponível globalmente.


Magic Leap lança portal para developers



Há anos que estamos à espera da "revolução" na realidade aumentada prometida pelos óculos Magic Leap, mas infelizmente ainda vamos ter que continuar a aguardar. Embora os Magic Leap estejam prometidos para serem postos à venda este anos, continuam a estar dependentes da existência de aplicações que demonstram o seu valor - motivo pelo qual a Magic Leap abre finalmente um portal para que developers e criadores mostrem o que podem fazer.

Este programa estava, até ao momento, reservado apenas a um grupo reduzido de pessoas que tinham sido convidadas, mas fica agora aberto a todos os interessados, que poderão usar o Unity ou Unreal Engine para acelerar o desenvolvimento dos seus projectos de realidade aumentada interactiva com os Magic Leap.


Autoridades estão a pedir cada vez mais dados de pessoas "perto de crimes"



As autoridades estão a ficar cada vez com mais apetite pelas possibilidades das tecnologias actuais, e têm pedido (aparentemente sem grande sucesso) que empresas como a Google cedam informações sobre "todas as pessoas que estiveram em determinada área em determinada altura" procurando com isso localizar pessoas de interesse relacionadas com crimes.

Até ao momento as empresas têm-se recusado a dar dados tão genéricos - bem diferentes de pedir dados como "podem confirmar se o suspeito X, esteve neste local nesta data" - mas, parece-me que mais cedo ou mais tarde haverá quem se arrisque a ficar na mira das autoridades apenas por ter estado no sítio errado à hora errada, e ter sido "denunciado" por uma qualquer empresa ou serviço que tenha acesso aos seus dados de localização.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Está coisa dos automóveis sem condutor é nova, é preciso estar atento aos motivos dos acidentes.
    Tudo leva a crer que a culpa é da ciclista. Um condutor humano não teria evitado o atropelamento.
    https://iphone.appleinsider.com/articles/18/03/20/uber-unlikely-to-blame-for-self-driving-car-fatality-says-police-chief

    ResponderEliminar