2018/03/08

Notícias do dia

Android P Preview chega com suporte para ecrãs recortados e mais; Apple pode abandonar ecrã recortado nos iPhones já em 2019; o Huawei P20 Pro com tripla câmara continua a intrigar; estão em promoção os drones DJI Spark a €330 e Mavic Pro a €712; temos um surto de placas gráficas a preço reduzido a invadir o Ebay... mas são vendas fraduluentas; e para demonstrar o risco que se corre ao utilizar WiFi numa rede pública, vimos como o WiFi Pineapple espia redes WiFi com facilidade.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos livros escolhido para esta semana. Não deixem de participar para se habilitarem a ganhar alguns exemplares do "Android Profissional" da FCA.

Oculus Rift deixaram de funcionar devido a certificado de segurança expirado



Relembrando que nem sempre o software que temos instalado nos nossos computadores está realmente sob o nosso controlo, quem tivesse uns Oculus Rift e os quisesse utilizar ontem ia deparar-se com uma estranha mensagem de erro "Can’t Reach Oculus Runtime Service". O problema estava num ficheiro necessário para o funcionamento que tinha um certificado de segurança que expirou, e que a Oculus / Facebook não tinha actualizado atempadamente.

A Oculus foi rápida a reagir e já disponibilizou uma actualização, sendo que a outra alternativa era simplesmente mudar a data do sistema para um dia anterior ao de ontem. De qualquer forma... serve de aviso para que, mesmo o software que um dia está a funcionar bem... pode não funcionar no dia seguinte - e a culpa não é do utilizador.


Workflow ganha "Image Mask", extracção de texto de PDFs e mais



O incrível Workflow para iOS, que permite automatizar todo o tipo de tarefas, ficou ainda mais potente. A mais recente versão ganha a muita pedida funcionalidade de poder aplicar "custom masks" às imagens (por exemplo, recortar uma imagem de modo a que fique com o formato de um rosto); mais automatização com o "Things"; extracção de texto a partir de PDFs; e a possibilidade de abrir um workflow sem o executar de imediato, o que abre várias novas possibilidades a nível de integração com apps como o Launcher.

Se têm um iPhone ou iPad e fazem qualquer tipo de tarefa repetitiva "chata", convém espreitar algumas das coisas que podem fazer com o Workflow. Se calhar vão descobrir que aquilo em que perdem "horas"podia afinal ser feito em segundos - e para se iniciarem, podem começar por aqui.


McAfee compra serviço de VPN TunnelBear



Caso sejam utilizadores do serviço de VPN TunnelBear, é bem provável que em breve tenham que rever a vossa situação, pois o serviço foi comprado pela McAfee. Por agora a empresa diz que o serviço do TunnelBear continuará a ser mantido e melhorado, mas por outro lado, há receios de que o objectivo da McAfee seja passar a integrá-lo com o seu actual serviço de VPN Safe Connect.

... Esperemos que o resultado seja o Safe Connect passar a utilizar o TunnelBear, e este continue a manter-se "independente" em termos de serviço disponível para o público; e não o oposto.


Guardar o número de série dos AirPods é altamente recomendado



Para terminar, uma dica para quem tiver AirPods. Para evitar problemas em caso de alguma vez terem necessidade de pedir uma nova caixa / carregador, será conveniente guardarem o número de série dos AirPods (algo que a Apple parece estar a pedir para dificultar a vida a quem tiver "encontrado" uns AirPods e quiser completar o conjunto).

Se a recomendação já não chegar a tempo e tiverem perdido a caixa, continua a ser possível ter acesso ao número de série, embora de forma mais trabalhosa: será necessário colocarem os AirPods numa nova caixa (de um amigo, ou até de uma caixa em exposição numa loja).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)