2018/04/28

BMW vai usar LIDAR solid-state da Innoviz


A BMW já anunciou a sua intenção de trazer carros autónomos para o mercado em 2021, e para isso deverá recorrer a LIDARs da Innoviz, que permitirão fazer a leitura 3D a 360º sem partes móveis.


Embora algumas marcas continuem teimosamente a "desprezar" o uso dos LIDAR (nomeadamente, a Tesla, que diz que consegue o mesmo efeito com o sistema de radar e câmaras), o que é certo é que todas as empresas que estão a trabalhar a sério nos veículos autónomos estão a usar LIDARs. A diferença é que todas elas estão a trabalhar com carros que são "protótipos" e não estão à venda, fazendo com que o custo elevado dos LIDAR não seja um problema - como seria para a Tesla, que vende os seus carros para o público.

A BMW é mais uma das marcas que também está a explorar a condução autónoma, e para isso anunciou uma parceria com a Innoviz, que tem um sistema de LIDAR solid-state sem partes móveis.



A maior parte dos LIDAR, que basicamente pode ser equiparado a um "radar" que usa lasers em vez de ondas de rádio, para detectar com precisão a distância de cada ponto em seu redor, adopta um sistema estilo "farol", em que temos uma torre que gira a alta velocidade, lançando raios laser em todas as direcções. São sistemas bastantes dispendiosos, que facilmente podem custar mais de 50 mil euros (e onde mesmo as versões "económicas" podem custar mais de 5 mil euros).

A possível solução está numa nova geração de LIDARs solid-state, que abandonam toda a complexidade da torre rotativa, aproximando-se de um bloco equivalente ao de um radar ou câmara, e que têm um maior potencial para uma redução de custos significativa quando forem produzidos em larga escala... (e tal terá que acontecer, pois desta forma será necessário usar vários para fazer a cobertura a 360º - embora nas primeiras gerações se possa imaginar a sua aplicação apenas para fazer a cobertura para a frente... a mais importante para um veículo em movimento).

... Vamos lá ver com tecnologia como esta, também a Tesla lá dará o braço a torcer e reconhecerá a necessidade de adicionar um LIDAR aos seus automóveis.

1 comentário:

  1. Boa tarde,

    Eu sou daqueles que aprecio o Elon pela sua visão e teimosia em levar projectos que não são consensuais avante , mas esta teimosia tem limites e ele já o deveria ter admitido, o que vai acontecer é o que eu previa a Tesla vai ser relegada para um lugar insignificante na industria automóvel, pode ser que eles apanhem a próxima boleia da evolução dos carros terrenos para os voadores .

    ResponderEliminar