2018/04/18

Notícias do dia

Facebook aproveita RGPD para recolher ainda mais dados dos utilizadores Europeus; OnePlus 6 vai ser o primeiro smartphone da marca à prova de água; Windows vai suportar login com chaves FIDO2; temos o smartwatch GPS Amazfit Stratos 2 a €137.96; Huawei prepara Honor 10 inspirado no P20; e empresas de segurança têm acumulado milhões de rostos tirados do Facebook e YouTube

Antes de passarmos às notícias de hoje, já estamos a oferecer o livro FCA escolhido para esta semana, dedicado a um tema bem apropriado para o momento: o livro "Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados" da FCA.

Tesla começa a recolher imagens das câmaras dos Model 3




Depois de já o fazer nos Model S e Model X, é agora a vez de também os Model 3 serem adicionados ao programa de recolha de imagens da Tesla.

Para melhorar os sistemas de condução autónoma é indispensável recolher imagens "do mundo real", e a Tesla é uma das empresas mais bem posicionadas para isso, já que os seus veículos têm ligação de dados e possuem todo o hardware (câmaras, sensores, radares) que teoricamente lhes permitirão ter a capacidade para condução 100% autónoma. Por isso, os possuidores dos Model 3 estão a receber um pedido de acesso a imagens das câmaras dos seus automóveis (que podem recusar) e que serão usadas de forma anónima, sem possibilidade de serem associadas a cada veículo.


Quem aceder ao pedido, irá contribuir de forma esporádica com 10 segundos de vídeo das câmaras frontais, acompanhadas por 10 imagens das restantes câmaras (a 1fps) e também dados do radar.


ZTE procura alternativas para continuar a ter acesso ao Android



Os EUA proibiram o acesso da ZTE a tecnologia norte-americana, e isso pode por em causa a utilização do Android nos seus smartphones, o que deixaria a empresa numa situação bastante delicada. Embora a empresa continue a procurar forma de minimizar este "castigo", não deixará de ser um sinal de alerta que poderá fazer com que a ZTE, e todas as outras empresas chinesas (que poderiam facilmente ver-se em situação idêntica) comecem a afastar-se do Android e adoptar tecnologia que não as deixe dependentes dos EUA.

Sinal disso poderá ser a mudança de planos da Huawei, que depois de planear uma entrada em grande nos EUA, dá uma volta de 180º e está a despedir o pessoal que lá tinha... e deverá desistir completamente desse mercado.


Amazon lança browser para Android com apenas 2MB



A moda das apps ultra-eficientes parece ter chegado à Amazon, que lançou um browser para Android chamado "Internet" e que ocupa menos de 2MB. Infelizmente, por agora está apenas disponível na Índia, pelo que os curiosos de outros países terão que continuar a aguardar (ou recorrer à instalação manual via apk).

Este browser pode ocupar uma fracção do espaço de outros browsers mas disponibiliza todo o tipo de funcionalidades que se poderiam desejar num browser, incluindo tab previews, modo privado, página inicial com os sites mais frequentes e feed de notícias, etc. Seria interessante ser disponibilizado internacionalmente...


Chrome 66 chega com bloqueio de vídeos em auto-play com som


Os utilizadores de Chrome deverão ter reparado que hoje tiveram mais uma actualização, e a principal novidade (entre diversas melhoras técnicas) é a implementação da adiada funcionalidade que vai bloquear o auto-play de vídeos com som.

... Excepto em situações em que seja considerado que era esse o propósito principal do site.





Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)