2018/05/12

Mapas que mostram onde podes chegar no tempo disponível


Gostavam de planear um passeio em que o factor principal fosse o tempo disponível para a viagem? Podem fazê-lo com a ajuda deste "How far can I travel", que nos mostra a área no mapa onde poderemos chegar em determinado tempo e a determinada velocidade.

Imaginem que querem saber onde pode ir se estiverem dispostos a fazer uma viagem de 1 hora a uma velocidade média de 70Km/h. Já sabemos que a área teórica seria um círculo com raio de 70Km a partir do ponto de partida, mas na realidade isso nem sempre é verdade, pois depende também das estradas disponíveis.

No passado, já por cá falamos de projectos deste tipo, como o Isoscope (que infelizmente já "morreu") ou o Mapnificient (que ainda funciona, mas está vocacionado para a utilização de transportes públicos). No caso deste "How far can I travel" o sistema utilizado é um pouco mais simplista, baseando-se na velocidade média a que queremos viajar, em vez de usar as velocidades reais dependendo das condições de trânsito; mas já nos permitirá ter uma ideia aproximada do que se pretende.

Para isso basta introduzir o ponto de origem, a velocidade e tempo de viagem ou a distância que se quer percorrer no máximo, escolher as opções de navegação, e dar início ao cálculo. Para "brincarem", é recomendável que comecem por escolher o método de cálculo "rough" para apresentar resultados mais rapidamente; e se estiver dentro do que pretendem, podem escolher os métodos com melhor precisão.

Adicionalmente, tem também a vantagem de não ter qualquer limite em termos de tempos ou distâncias de viagens do que se deseja calcular, e de também permitir o planeamento para viagens em transportes públicos ou a pé (embora por vezes os resultados sejam um pouco estranhos).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)