2018/05/22

Notícias do dia

EDP e Altice às "turras" com cartões SIM dos contadores de electricidade que deixam microprodutores sem receber pela electricidade gerada; após mais de um ano de espera o Google Family Link chega a Portugal; o OnePlus 6 já está disponível, com preços dos €519 aos €619; o Steam Link já chegou ao Android e deixa jogar jogos do PC; Pixel 3 da Google pode vir com ecrã total sem notch; e app de monitorização TeenSafe deixa adolescentes em risco.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo gadget da semana para oferecer - um refrescador de ar - e não se esqueçam que o nosso meeting mensal é já este sábado.

iPhones já podem usar YubiKey



A Yubico está a facilitar a utilização das suas chaves NFC em iOS, promovendo a utilização das YubiKey em iPhones com NFC (iPhone 7 ou mais recentes). É uma medida que será do agrado de todos os que levam a sério a sua segurança digital, e que já poderá ser utilizada na app do LastPass para iOS - sendo de prever que muitas outras se apressem a fazer o mesmo.

Entre impressões digitais, reconhecimento facial 3D, e chaves de autenticação, há cada vez mais e mais variadas formas de escolher o método de protecção adequado em função das necessidades.





Caldas da Rainha ganha rede LoRa



Numa excelente notícia para os fãs da tecnologia LoRa, o município das Caldas da Rainha anunciou a instalação desta rede para suportar toda uma série de novos dispositivos IoT que permitirão fazer uma gestão em tempo real de inúmeros equipamentos espalhados pela cidade, como por exemplo os contentores de resíduos equipados com sensores que indicam o seu estado; entre outros que agora se tornarão de instalação mais apelativa, uma vez que esta rede permite poupar os habituais custos de comunicação associados às redes dos operadores.

Faltará ainda saber se esta rede estará aberta aos equipamentos dos cidadãos; sendo que isso seria uma excelente notícia para os muitos entusiastas que estão a tentar garantir uma cobertura total de Portugal com redes LoRa - quase todos sem qualquer apoio e fazendo-o às suas próprias custas. Com um pouco de sorte, esta notícia das Caldas da Rainha poderá incentivar outros municípios a apoiar estes entusiastas e conseguir o mesmo objectivo por valores bastante acessíveis... e fazendo com que todos fiquem a ganhar: municípios (poupando dinheiro e ficando com uma rede de comunicações IoT sem custos recorrentes) e os cidadãos (e consequentemente, o país).


Nova variante SpectreNG vem abrandar ainda mais os CPUs



Como se não bastassem as já conhecidas vulnerabilidades do Meltdown e Spectre, eis que surge uma nova variante - SpectreNG -  cuja correcção volta a implicar mais um ligeiro abrandamento dos (muitos) CPUs afectados.

Embora esta falha possa ser explorada até através de javascript numa página do browser, tanto a Intel como a AMD estão a recomendar que os utilizadores não activem a correcção para esta variante (quando ficar disponível)... talvez por acharem que, a este ritmo, daqui por uns tempos teremos os CPUs a funcionar a metade do seu desempenho teórico, por passarem a maior parte do tempo a verificarem se não estão a executar código que se aproveita das suas vulnerabilidades? ;P




Mark Zuckerberg responde no Parlamento Europeu hoje



O caso Facebook - Cambridge Analytica ainda vai dar muito que falar, especialmente numa altura em que na Europa está iminente a entrada em vigor da GDPR, e Mark Zuckerberg não se pode arriscar a antagonizar os políticos Europeus, a não ser que queira um controlo ainda mais apertado sobre o Facebook e demais redes sociais. Por isso, irá responder hoje no Parlamento Europeu a diversas questões - mas mais provavelmente limitando-se a seguir o mesmo discurso já feito no inquérito que enfrentou nos EUA: pedindo muitas desculpas pelo que sucedeu, e prometendo fazer melhor para salvaguardar a privacidade dos utilizadores.

O evento poderá ser seguido em directo a partir das 18:20 no site do Parlamento Europeu.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)