2018/06/13

Notícias do dia

Veteranos da internet unem-se contra filtros nos uploads; a Vivo já revelou o seu Vivo NEX com ecrã full-screen sem recorte; Autopilot da Tesla fica mais "chato" para os condutores; ARKit 2 facilita eye-tracking nos iPhones; botões solid-state do HTC U12 Plus são "um desastre"; e app Fing acusada de obter indevidamente localização dos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo passatempo para o gadget da semana, que desta vez te pode valer um carregador USB de isqueiro Roidmi 3S da Xiaomi, com BT e emissor FM.

Apple proíbe recolha e venda dos contactos na App Store



Nos tempos que corre existe um clima de suspeição crescente sobre todas as apps, e a Apple quer ajudar a recuperar alguma confiança proibindo que os developers com apps na App Store possam recolher dados da lista de contactos dos utilizadores com justificações enganadoras, ou que os vendam.

A intenção é boa mas, infelizmente, a verdade é que um developer com más intenções poderá com muita facilidade arranjar uma qualquer desculpa para recolher estes dados, e depois fazer com eles o que bem entender - mesmo que eventualmente isso seja descoberto e as suas apps sejam removidas da App Store, os dado de todos os contactos desses utilizadores já andarão a circular sabe-se lá por onde. O melhor mesmo é recusar sempre o acesso aos contactos a não ser que se trate de uma app em que confiem plenamente - algo que hoje em dia será bastante difícil de acontecer.


Google recua na poupança de energia no Wear OS



As intenções da Google de poupar bateria nos smartwatches com Wear OS (ex-Android Wear) tiveram que ser refreadas, depois de muitos developers se queixarem da opção exagerada da Google, que simplesmente impediria as apps de terem processos a funcionar em "background".

A Google parece ter ouvido as queixas e vai reimplementar o sistema como estava, e no futuro adaptar o sistema mais versátil que existe no Android P para smartphones, onde será possível enquadrar as apps em vários graus de prioridade para o funcionamento em background.


Firefox 12 chega ao iOS



Os fãs do Firefox com iPhones e iPads já podem tirar partido das novidades do Firefox 12 para iOS, que chega com a possibilidade de descarregar ficheiros (visíveis através do Firefox, da app Files da Apple ou outras apps com acesso ao sistema de "ficheiros" do iOS); gestão centralizada de links; e maior facilidade na sincronização da conta entre dispositivos.

Embora a maioria dos utilizadores iOS nem sequer considere utilizar outro browser que não o Safari integrado no sistema; não custa experimentarem para verem as possibilidades que os outros oferecem.


Samsung vai fornecer ecrãs OLED de 6.9" à Huawei



A Samsung é o maior produtor actual de ecrãs OLED de qualidade para smartphones, e vai começar a fornecer à Huawei o maior ecrã OLED deste segmento, com 6.9" (superando o de 6.5" que se espera ver utilizado no novo "iPhone X Plus" deste ano).

Parece que não será a ausência de margens a impedir o crescimento contínuo dos smartphones, que assim entram oficialmente no campo dos mini-tablets. Agora só falta saber qual será este novo modelo da Huawei que irá dar uso a este ecrã: será o novo Mate Pro, para suceder ao actual com ecrã de 6"? Ou será alguma nova gama de produtos que a Huawei se esteja a preparar para lançar, no segmento "mega-phablets"?


Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)