2018/06/15

Notícias do dia

O muito aguardado ASUS ZenFone 5Z chega hoje a Portugal e com 6GB de RAM; as entregas via Yanwen Mail estão a "desaparecer" nos CTT; a OnePlus vendeu 1 milhão de OnePlus 6 em 22 dias; Sony arrelia jogadores ao bloquear acesso ao Fortnite na Switch; um curioso smartwatch com ponteiros mecânicos e autonomia para um ano em promoção: Lenovo Watch 9 a €19.99; e a Apple confirma o bloqueio das ferramentas de desbloquear iPhones no próximo iOS 12.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo passatempo para o gadget da semana, que desta vez te pode valer um carregador USB de isqueiro Roidmi 3S da Xiaomi, com BT e emissor FM.

Elon Musk ganha contrato "bilionário" para fazer túnel



Quem pensasse que a Boring Company de Elon Musk, empresa nascida de um desabafo no Twitter enquanto estava parado no trânsito, fosse apenas uma brincadeira... terá que repensar um pouco. A Boring Company acaba de ganhar um contrato de mil milhões de dólares para criar um sistema de transporte subterrâneo que ligue o Aeroporto Internacional de O'Hare e a baixa de Chicago.

Este novo sistema deverá reduzir o tempo de viagem, que actualmente demora entre 30 a 45 minutos, para apenas 12 minutos; contando com veículos com capacidade para 16 pessoas que viajarão no túnel a velocidade de 240Km/h e que estarão a partir a cada 30 segundos. Se não houver imprevistos, o túnel poderá começar a ser escavado daqui por três meses, e o sistema poderá estar operacional num prazo de dois anos.


Especificações para 5G "independente" já foram aprovadas



A indústria das telecomunicações parece estar com vontade de entrar na era 5G mais rapidamente do que se pensava, e para isso já foi aprovada a especificação para o standard 5G "independente" - a rede de comunicações de nova geração que ao contrário da anterior "5G", dispensa por completo toda a dependência nos standards anteriores (o 4G).

Esperemos é que com a chegada desta geração 5G que promete velocidades wireless gigabit, chegue também o fim dos limites de dados nos equipamentos mobile - isso sim, seria a verdadeira grande revolução!


Google dá mais controlo sobre a publicidade apresentada



O novo regulamente de protecção de dados pode estar a obrigar-nos a carregar em ainda mais popups, mas também tem tido alguns efeitos benéficos. No caso da Google, a empresa está a dar mais explicações aos utilizadores sobre o tipo de publicidade que lhes é mostrado e mais ferramentas para que possam controlar as coisas que querem ver - ou não.

Um salto ao novo Ad Settings revela aquilo que a Google pensa serem os nossos interesse, com base na nossa utilização dos seus serviços (pesquisas, etc.) e permite que os utilizadores façam as alterações que entenderem. Por exemplo, se por lá descobrirem um qualquer tópico sem interesse (que, por exemplo, pode ter sido assim classificado por causa de uma qualquer pesquisa que outro membro da família fez no nosso smartphone ou computador), podem eliminá-lo para minimizar a probabilidade de verem publicidade relacionada com isso.


Gmail aplica AI para notificações de alta-prioridade



Encontrar o equilíbrio perfeito entre as notificações úteis ou desnecessárias não é fácil, mas o Gmail tenta dar uma ajuda com um novo sistema que recorre à inteligência artificial para decidir que emails justificarão o envio de uma notificação.

Actualmente apenas era possível optar por notificações para todos os emails (medo!) ou apenas para os que fossem considerados importantes, mas com este novo sistema - por agora disponível apenas no Gmail para iOS - a Google espera conseguir alertar-nos apenas no caso de emails que sejam de alta-prioridade com base na nossa utilização.

... Espero que funcione bem, pois neste momento não posso usar nenhuma das opções de notificações por receber diariamente demasiados "emails importantes".


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)