2018/07/16

Apple vendeu menos de 1 milhão de iPhones na Índia


Indiferente às perspectivas optimistas de Tim Cook de que a Índia poderia ser a próxima China para a Apple a nível de crescimento de vendas, a realidade tem sido bem diferente, com a Apple a nem sequer ter conseguido vender 1 milhão de iPhones na primeira metade de 2018.

Com mais de 1.3 mil milhões de habitantes, a Índia um mercado tão apetecível quanto a China e a Apple está bem consciente disso. No entanto, a sua estratégia para o território, onde detém apenas 2% de quota de mercado,  não parece estar a produzir bons resultados. Segundo as estimativas da Counterpoint Research, em 2017 a Apple vendeu apenas 3.2 milhões de iPhones na Índia em 2017, e o ano de 2018 tem sido ainda pior, vendendo menos de 1 milhão de unidades no primeiro semestre - contrariando directamente Tim Cook, que diz ter conseguido "vendas recorde" nesse mesmo período.

Se as estimativas das vendas são algo que se pode por em causa, o que não deixa margem para dúvidas é a onda de despedimentos nos executivos de topo da Apple no país, que já fizeram rolar o responsável pelas vendas e distribuição, o responsável pelos canais comerciais, e o responsável pelas vendas para os operadores de telecomunicações. Despedimentos que não fariam muito sentido se se estivessem a fazer "vendas recorde" como Tim Cook diz...

Os preços elevados dos iPhones são um ponto crítico que prejudica a Apple num país como a Índia, fazendo com que a maioria dos modelos esteja longe das possibilidades financeiras dos indianos, o que tem feito a Apple promover modelos dos anos anteriores a preços mais reduzidos - mas que mesmo assim não parecem ser suficientemente apelativos face à enorme oferta de modelos novos da plataforma concorrente - com a Xiaomi a tirar partido disso, tendo superado a Samsung e subido para a primeira posição nas vendas no país.

Vai ser interessante ver o que a Apple estará disposta a fazer para "segurar a Índia", que a este ritmo se pode tornar num dos primeiros mega-mercados onde os iPhones e iOS podem ficar virtualmente extintos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)