2018/07/31

Notícias do dia

Xiaomi Mi 8 Explorer usa componentes falsos na tampa transparente; OnePlus surpreende fãs com anúncio de que os OnePlus 3/3T vão receber Android P; o Dropbpox aumentou o espaço na cloud para alguns planos; Shelly faz frente aos Sonoff com o Shelly 1 de €9.90; vimos ainda uma lâmpada inteligente Xiaomi Philips a €8; e ainda como os jovens se refugiam nas contas "flop" do Instagram para discutirem os temas da actualidade.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo gadget da semana para oferecer: uma mochila Xiaomi para portáteis.

Uber cancela desenvolvimento de camiões autónomos



A divisão de camiões autónomos da Uber não resistiu à guerra com a Google, sendo agora anunciado que a Uber se vai dedicar exclusivamente aos automóveis autónomos e abandonará os planos de criar camiões autónomos.

A Uber comprou a Otto, que tinha sido fundada por vários ex-engenheiros da Google e estava a desenvolver camiões autónomos; mas com isso meteu-se também numa luta directa com a Google, que acusou a Otto e a Uber de estarem a tirar partido de tecnologia confidencial que teria sido roubada por um dos ex-engenheiros (acusado de fazer o download de mais de 14 mil documentos confidenciais pouco antes de se ter demitido) - e que acabou por resultar no despedimento deste engenheiro (que já está a trabalhar numa nova empresa também dedicada a camiões autónomos) e na garantia da Uber de não utilizar nenhuma da tecnologia roubada à Google/Waymo.


YouTube na web já se adapta a todos os formatos de vídeo



Depois das versões Android e iOS, é agora a vez do YouTube na web também ganhar a capacidade de se adaptar automaticamente a todos os formatos de vídeo - e acabando por sinalizar o reconhecimento da derrota do combate contra os vídeos verticais.

Quer isto dizer que quando virem um vídeo vertical o mesmo já não será acompanhado por margens pretas a preencher o ecrã, limitando-se a mostrar o vídeo no seu formato e aspecto original. Curiosamente, o efeito prático imediato será reduzido, pois a maioria dos vídeos verticais com produção profissional são enviados como sendo vídeos horizontais, com as margens incluídas...


Videochamadas em grupo no WhatsApp já disponíveis para todos



Depois de ter anunciado a funcionalidade em Maio, as videochamadas em grupo chegam finalmente a todos os utilizadores do WhatsApp em Android e iOS a partir de hoje. Os utilizadores podem fazer videochamadas com até quatro pessoas, com encriptação "end-to-end" para que não haja preocupações quanto a possíveis escutas.

O Facebook diz ainda que teve preocupação especial para garantir que as videochamadas funcionam até em condições onde a ligação à internet possa ser de fraca qualidade... e isso será algo que certamente será posto à prova por milhões de utilizadores de hoje em diante. (Ao menos, ao contrário da Google, não criou uma app nova só para isto! ;P)


Chrome já funciona em VR no Daydream View e Lenovo Mirage Solo



A realidade virtual ainda está longe de se tornar uma tecnologia do dia a dia mas a Google não quer ficar de fora desta nova fronteira. Para além de tudo o que tem feito para impulsionar esta tecnologia (os óculos VR de cartão foram responsáveis por permitir que milhões de pessoas tivessem a sua primeira experiência VR) a Google lança agora o Chrome em versão VR, por agora disponível para os óculos Daydream View e Lenovo Mirage Solo.

A versão do Chrome é a mesma que se utiliza regularmente (verifiquem apenas se têm a última versão da Play Store), mas ficando agora disponível para ser executado a partir do home screen do Daydream nos equipamentos referidos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


1 comentário:

  1. Mais um dia em que o apanhado de notícias breves foi espetacular. Obrigado.

    ResponderEliminar