Depois de anos a ouvir os avisos de que o número para o qual se ligou pertence a outro operador - nos casos em que houve portabilidade do número (a não ser que se tivesse desligado expressamente esse aviso) - esse aviso deixará de ser feito a partir de 13 de Setembro.
A portabilidade dos números veio dar maior liberdade aos portugueses, que podiam manter o seu número de telefone independentemente do operador que desejassem utilizar, mas à custa disso aumentou também a confusão e a potencial despesa nas chamadas. Um número começado por 91, que anteriormente seria suficiente para garantir que um cliente pertencia à rede Vodafone, podia agora pertencer a um cliente MEO ou de qualquer outro operador - com as devidas consequências em termos de custos aplicados.
Para evitar isso, as chamadas para esses números começaram a ser precedidas por uma informação sobre qual o operador para o qual se estava a ligar; um aviso que rapidamente começou a tornar-se "chato" no caso de pessoas para quem se ligasse frequentemente, e que felizmente era possível desligar. Mas a partir de 13 de Setembro temos a inversão desta situação, deixando de se ouvir estes avisos, a não ser que os clientes os activem expressamente.
O processo para ligar os avisos da portabilidade dos números deverá manter-se idêntico ao que era usado para os desligar, ou seja:
- Vodafone - ligar para o número 1278 para desactivar/reactivar o anúncio de portabilidade
- NOS - ligar para o 1242; escolher opção 2; escolher opção 1 (desactivar) ou opção 2 (activar)
- MEO - ligar 1696
Nos casos dos tarifários que oferecem minutos de chamadas para todas as redes, estes avisos nunca foram necessários; no caso dos tarifários que ainda discriminam entre minutos para a própria rede e outras redes, quem quiser manter esse controlo terá que activar a opção a partir de 13 de Setembro.
Na MEO bastará ligar gratuitamente para o número 12045 e escolher a opção desactivar anúncio de portabilidade na opção serviços / alertas.
ResponderEliminarEsse número também permite activar (que será o caso nesta situação)?
Eliminar