2018/08/14

Notícias do dia

Actualização para Android P desactiva "quick charge" no Pixel XL; iOS 12 chegará sem FaceTime para grupos; Nvidia revela nova geração de GPUs Turing; Motorola adia para "mais tarde" informações sobre Android P; programas podem identificar developers que os escreveram mesmo depois de compilados; e a Google remove Ahoy! da Chrome Store sem qualquer explicação.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo gadget da semana para oferecer - um suporte para smartphones da Baseus - e não se esqueçam que continua a decorrer o nosso mega-passatempo de Verão até ao final do mês, em que podem ganhar um NAS Synology DS218 oferecido pela Cloud IT.

Hacker usou "mouse keys" do macOS para aceitar automaticamente instalação de malware



A DefCon é uma conferência que é um "pesadelo" para todos os produtores de software, e um dos hackers recorreu a um sistema bem simples para automatizar a instalação de malware no macOS. Em vez de tentar convencer um utilizador a aceitar as permissões de uma app suspeita, tomou o assunto nas próprias mãos.

Embora o sistema já impeça a utilização de cliques virtuais em caixas de autorização, o hacker descobriu - por puro erro - que a funcionalidade "mouse keys" permite gerar cliques que não estão sujeitos a essa limitação, permitindo clicar nas permissões que uma app maliciosa peça. A atenuante é que para que isto seja feito, o sistema já terá que ter sido infectado por outra via (um malware que esteja a tentar entrar no sistema não conseguirá fazer isto para si próprio, mas depois de estar no sistema, poderá usar este sistema para facilitar a instalação de malware adicional).

(E o WiFi também serviu de porta de entrada para outra vulnerabilidade...)


LIDAR "milagroso" da Quanergy Systems pode ser o primeiro flop do sector



Um componente essencial para tornar possível uma realidade com carros autónomos são os LIDAR, e muitas novas empresas têm surgido prometendo revolucionar o sector com versões sem partes móveis e custo bastante mais reduzido. Infelizmente, concretizar essa promessa parece ser mais difícil do que parece, e a Quanergy Systems parece estar prestes a tornar-se no primeiro flop.

A empresa continua sem entregar um LIDAR funcional com as características que tinha prometido, e são vários os ex-funcionários que dizem que nunca viram um produto funcional a sair da linha de produção, ao contrário do que diz o seu CEO, de que as "dificuldades têm sido superadas". O que é certo é que são cada vez mais os parceiros e investidores de renome (como a Mercedes e Samsung) a afastarem-se da empresa e a expressarem o seu desagrado.


Uber Eats expande serviço no Porto




Inicialmente lançado com cobertura da Foz até às Antas e da Ribeira até Arca de Água, o Uber Eats expande agora o seu serviço geograficamente até à Estrada da Circunvalação, adicionando zonas como Aldoar, Ramalde, Paranhos e Parque da Cidade. A selecção de restaurantes também foi alargada, incluindo opções como o Cufra Grill, O Forno do Leitão do Zé, Crumbs, Ze Picolé e Tasquinha do Caco assim como a parceria exclusiva com o Mcdonald’s.

A lista total dos mais de 125 restaurantes do Porto inclui ainda o Snack Bar Gazela, Venham mais Cinco, Café Velasquez e O Diplomata, entre muitos outros restaurantes da cidade Invicta. Com a aplicação Uber Eats é possível encomendar refeições para todos os gostos, ocasiões e locais, sempre sem valor mínimo por encomenda todos os dias das 12h00 às 00h00.


Proliferação dos serviços de streaming está a levar à criação de pacotes como os da TV por cabo

O sonho de apenas pagar pelo acesso à internet e por um serviço de streaming para ver filmes e séries está prestes a tornar-se em algo bastante mais próximo do cenário que é conhecido dos pacotes tradicionais de TV por cabo. Nos EUA já começam a surgir os primeiros planos que integram diversos serviços de streaming, sendo fácil antever que o passo seguinte seja o de os aproximar ainda mais à oferta feita nos canais de TV.

Esperemos que não seja esse o fim das "guerras do streaming", mas o que é certo é que não consigo antever nenhum fim "feliz" à medida que cada vez mais plataformas de streaming vão surgindo e procurando assegurar cada vez mais exclusivos que os tentem diferenciar das restantes...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)