2018/08/15

Notícias do dia

Samsung volta a elevar a fasquia dos ecrãs AMOLED com o Galaxy Note 9; temos a muito completa análise ao Motard Tracker - sistema de localização para motos; Xiaomi Mi Pad 4 Plus aumenta o ecrã para as 10"; a Lenovo já revelou o seu novo "monstro" o ThinkPad P1; a Google está a testar "lazy loading" no Chrome para acelerar as páginas web; os novos módulos Devolo Magic combinam Powerline com WiFi Mesh; e ainda a constatação de que a Google segue localização dos utilizadores mesmo com Location History desactivado.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo gadget da semana para oferecer - um suporte para smartphones da Baseus - e não se esqueçam que continua a decorrer o nosso mega-passatempo de Verão até ao final do mês, em que podem ganhar um NAS Synology DS218 oferecido pela Cloud IT.

Vaga de roubo de contas no Instagram continua a fazer vítimas



Ao longo dos últimos dias tem havido um aumento do número de casos de contas roubadas no Instagram, com os utilizadores a descobrirem que alguém entrou na sua conta e alterou o email, telefone de contacto, e nome e imagem de perfil, impossibilitando a recuperação da conta pelos métodos habituais.

Mais assustador e preocupante é que isso tem afectado até utilizadores que tinha a autenticação 2-factor activada, pelo que o método utilizado para se apoderarem das contas conseguirá também lidar com essa situação. Algo que relembra que não basta aos utilizadores tomarem todas as precauções que possam... também os serviços deverão disponibilizar formas adequadas de recuperação de conta para lidarem com situações como esta.


Novo AMD Threadripper 2990WX de 32-cores é o campeão do multiprocessamento



Quem se dedicar a tarefas que beneficiam com o número de cores e tiver orçamento "ilimitado", poderá querer considerar o novo Threadripper da AMD, sendo que o 2990WX de 32-cores - mesmo sendo parcialmente limitado pela sua arquitectura em que apenas metade dos cores tem ligação directa à memória, prejudicando o desempenho quando os outros também necessitam competir por essa ligação - é o novo rei do processamento, nalguns casos superando até CPUs que custam mais do dobro.

A questão é saber se realmente o trabalho que se faz é adequado para tirar o máximo proveito deste chip (como fazer rendering), senão corre-se o risco de poder ficar melhor servido com a versão mais modesta com 16-cores (2950X), que noutro tipo de tarefas consegue ser mais rápido, mesmo custando metade do preço ($849 vs $1799).


Novos GPUs da Nvidia querem acelerar salto para vídeo 8K



Depois da evolução relativamente rápida para o 4K, a Nvidia espera que a sua nova geração de GPUs Turing possa ajudar a fazer o mesmo para o 8K. O vídeo 8K representa ainda enormes dificuldades técnicas a todos os níveis (até em termos de simplesmente enviar o vídeo para o monitor), mas com a mais recente geração de GPUs a Nvidia diz que deixa de ser um problema reproduzir videos 8K e até aplicar-lhes efeitos em tempo real.

Curiosamente, a Nvidia diz que estas melhorias poderão também ser aplicadas a GPUs da série actual, permitindo que placas como a GTX1080 possam lidar com vídeo 8K. Venham de lá esses vídeo hiper-realistas que farão com os ecrãs realmente pareçam ser uma janela para o mundo! :)


Foreshadow junta-se ao Spectre e Meltdown para assombrar CPUs Intel


Há uma nova vulnerabilidade denominada Foreshadow que se vem juntar ao Spectre e Meltdown e que afecta os CPUs Intel Skylake e Kaby Lake. Esta falha torna-se particularmente preocupante pois afecta o SGX (Software Guard Extensions) que visa precisamente garantir a segurança de partes do CPU para que se mantenham isoladas e seguras mesmo que outras partes do sistema fiquem comprometidas.

A Intel já está a disponibilizar actualizações de software e microcode para resolver estes problemas.




Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)