2018/08/28

Notícias do dia

Avisos das chamadas para outros operadores desaparecem a 13 de Setembro; Apple pode abandonar 3D Touch nos iPhones do próximo ano; os deepfakes já fazem pessoas dançar; o mais recente mega-AP UniFi WiFi BaseStation XG suporta até 1500 utilizadores; temos a análise ao BlackBerry KEYOne; e dados de milhões de clientes foram roubados à T-Mobile.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo gadget da semana para oferecer - um tapete para rato XXL - e não se esqueçam que estamos na recta final do nosso mega-passatempo de Verão que vos pode valer um um NAS Synology DS218 oferecido pela Cloud IT.

Primeiro computador da Apple poderá atingir 300 mil dólares em leilão



Estamos habituados que a tecnologia obsoleta perca o valor, mas por vezes há excepções. Um raro exemplar dos primeiros computadores da Apple - o Apple 1 - vai a leilão no próximo mês, e estima-se que possa atingir os 300 mil dólares.

Apenas foram produzidos 200 destes computadores, ente 1976 e 1977, sendo que actualmente apenas devem restar 60 em circulação. O modelo que vai a leilão foi restaurado e está completamente funcional, fazendo parte de um conjunto que inclui também um monitor, teclado, interface de cassetes da Apple, manuais da Apple, fonte de alimentação e os respectivos cabos. Na altura, o Apple 1 custava $666 - cerca de $3000 ajustado para os valores de hoje - e, como este leilão poderá comprovar, poderá ter sido um excelente investimento para quem se preocupou em mantê-lo funcional ao longo das décadas.


Microsoft preferiu adiar óculos VR na Xbox



Estando a Microsoft na linha da frente da realidade virtual e aumentada (HoloLens), não deixou de ser estranho que não tivesse lançado uns óculos VR para a Xbox One, tal como a Sony fez com os PS VR para a PS4. A verdade é que a MS considerou fazê-lo, mas ultimamente optou por não o faze, preferindo adiar o lançamento de uns óculos VR para a Xbox para uma altura em que a tecnologia tenha sido mais desenvolvida.

Considerando o salto dado pela Xbox One X, e agora a nova geração d GPUs RTX da Nvidia com ray-tracing, é de esperar que esse passo para o VR só venha a ser dado na próxima geração das consolas da Microsoft, potencialmente já tirando partido de coisas como o cabo único VirtualLink, óculos com eye-tracking integrado e rendering só na zona para onde se está a olhar, etc. etc.


GTA Online como plataforma de distribuição de música



Ninguém põe em causa que o popular jogo GTA V é um verdadeiro "mundo" onde se pode sempre encontrar algo mais para fazer. O que poderá não ser tão perceptível é que os diversos canais de rádio do GTA Online têm sido uma excelente plataforma para a promoção de músicas, que neste momento acumulam já mais de 75 mil milhões de minutos de música ouvidos.

A utilização de publicidade real em jogos não é propriamente uma novidade (lembro-me disso já no tempo do velhinho Enemy Territory: Quake Wars, há uma década atrás) e só fico surpreendido como é que isso não tem sido mais explorado desde então. Como este caso do GTA demonstra... será mais provável que as novas gerações comecem a ouvir músicas novas durante um jogo, do que a ouvirem rádio.


GlobalFoundries abandona planos para chips de 7nm



Enquanto a TSMC vai tirando proveito da sua capacidade de produzir chips de 7nm, a GlobalFoundries segue o caminho oposto, anunciando que irá cessar completamente todos os planos para a produção de chips de 7nm (assim como a investigação para os passos seguintes de 5nm e 3nm).

Um anúncio algo surpreendente, considerando que ainda há poucos meses a empresa mantinhas as intenções de iniciar a produção em volume neste processo de fabrico; mas que explica dizendo que é uma decisão puramente comercial. Com a empresa a ser mais rentável ao focar-se em processos de produção que já domina e são mais económicos, em vez de querer ser pioneira numa área com custos exorbitantes e que exigiriam volumes de produção que não é capaz de atingir, para se tornarem rentáveis.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)