2018/10/04

Notícias do dia

China acusada de espiar servidores com micro chip escondido nas motherboards; exploramos os gigabytes de upload da Netflix numa Smart TV da LG; a WiFi Alliance simplifica o WiFi ax que passa a WiFi 6; a Devolo apresentou os adaptadores Magic com powerline e WiFi Mesh em Lisboa; vimos uma extensão múltipla inteligente que permite controlar cada tomada independentemente (e também um bloco de 4 portas USB); e ainda a disponibilização global do Google Intra que adiciona DNS seguro a todos os Android.

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que já temos novos passatempo que esta semana te poderá valer exemplares do livro "Introdução à Cibersegurança" da FCA.

TV 8K de 85" da Samsung vai custar 15 mil dólares



A Samsung já revelou finalmente o preço do televisor 8K que apresentou na IFA com a indicação de que iria mesmo ser para comercializar. E o preço para a versão de 85" situa-se nuns muito aceitáveis 15 mil dólares.

Sim, é um preço proibitivo para a maioria das pessoas, mas há que ter em conta que, num passado não muito distante, era este o preço que estava a ser pedido por televisores 4K de 65" (ou num passado bastante mais distante, por ecrãs de plasma que nem sequer eram HD, com apenas 40"). Se este Samsgung Q900R de 85" vai para os 15 mil, isso significa que as versões de 82", 75" e 65" terão que ser mais baratas... e que, por altura dos conteúdos 8K estarem acessíveis, poderão até estar a preços bastante mais convidativos (e lá teremos os estúdios a tentarem vender-nos novamente os filmes que já se compraram em VHS, DVD, Blu-ray, Blu-ray 4K... agora em versões 8K.


LG Watch W7 vem com Wear OS e ponteiros mecânicos



A LG tem um dos smarwatches Wear OS mais populares, e agora lança o Watch W7 que entra na categoria dos relógios híbridos, mantendo os ponteiros mecânicos sobre o seu ecrã circular.

Infelizmente, a LG parece ter-se focado apenas na característica ainda relativamente incomum do ecrã furado com os ponteiros mecânicos, esquecendo-se de praticamente tudo o resto. Este smartwatch continua a utilizar o "ultrapassado" chipset Qualcomm Wear 2100, e se podia desculpar a falta de GPS e 4G, não será tão fácil fazê-lo para a ausência de NFC e até de um sensor de frequência cardíaca. Isto, aliado ao seu preço de $450, faz com que se torne difícil encontrar clientela para este smarwatch cujo elemento de destaque é ter ponteiros mecânicos e autonomia prolongada em modo só de relógio. É que para isso... podemos comprar mesmo um relógio.


Facebook expande período de recuperação de conta para os 30 dias



Quem quiser dizer o adeus definitivo ao Facebook e eliminar a sua conta, poderá gostar de saber (ou não) que o Facebook continuava a manter os seus dados durante 14 dias, para a eventualidade de se arrepender e mudar de ideias, e querer regressar a esta rede social como se nada se tivesse passado.

Agora, esse período passará a ser de 30 dias, o que poderá ser uma boa notícia para os eventuais "arrependidos", mas que também poderá ser visto como um prolongamento do sofrimento, para quem desejasse desaparecer completamente do FB o mais rapidamente possível.

E falando de Facebook....


Facebook copia mapa do Snapchat



Parece não haver semana que passe sem que o Facebook copie mais alguma coisa do Snapchat, e desta vez são os seus mapas. Embora o Facebook já disponibilizasse a funcionalidade de se poderem ver os amigos nos mapas, é algo que não parece contar com a adesão dos utilizadores. Para tentar alterar isso, o Facebook volta a ir buscar "inspiração" ao Snapchat.

A ideia é que, em vez de se limitar a mostrar a localização dos amigos, o mapa se torne num ponto de acesso às "stories" geo-localizadas, bastante mais apelativa e interessante para os utilizadores explorarem. Por outro lado, considerando o clima que se tem vivido... não sei se será o momento ideal para o Facebook tentar convencer os utilizadores a partilharem a sua localização a tempo inteiro...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)