2019/01/18

Nike Adapt BB são sapatilhas auto-ajustáveis


O mundo aguarda impacientemente a chegada das sapatilhas auto-ajustáveis que dispensam apertar os cordões desde que viu a saga Regresso ao Futuro, e esse sonho torna-se agora realidade com o lançamento das Nike Adapt BB.

A Nike já tinha criado uma edição limitada exclusiva das sapatilhas do Regresso ao Futuro, que depois deu origem a uma série limitada comercial - as HyperAdapt 1.0 (com um preço de $720). Se essas podiam ser encaradas como produtos de primeira geração, agora estamos perante a versão 2.0 com a chegada das Nike Adapt BB.

A sua principal característica continua a ser a sua capacidade de se apertarem automaticamente; mas agora também com a possibilidade de se ligarem ao smartphone para se ajustar as configurações - coisa que felizmente também pode ser feita usando botões nas próprias sapatilhas (nem que fosse pelo simples facto de que nos jogos profissionais não ser permitido a utilização de smartphones pelos atletas ou treinadores).


Embora por um lado se possa considerar um "absurdo" chegar a este ponto de ter baterias e motores numas sapatilhas; a Nike contrapõe com as vantagens práticas que isso traz. Actualmente, um atleta não tem forma de ajustar rapidamente o grau de aperto das suas sapatilhas ao longo de um jogo - tarefa que é bastante demorada e que só pode ser feita quando o jogo é interrompido, quase sempre com necessidade de assistência de outra pessoa. Com estas Adapt BB, isso é algo que pode ser feito com um toque num botão, permitindo acomodar o calçado em função da evolução do jogo.

Outra parte positiva é que, embora continuem a ter um preço elevado - 350 dólares - estamos a falar de um valor substancialmente inferior às das anteriores HyperAdapt, e que as deixam num patamar que qualquer profissional já poderá considerar (ou até alguns amadores que já gastem algumas centenas de euros em sapatilhas convencionais). Resta agora saber se algum dia o sistema ficará tão económico ao ponto de fazer com que todo o calçado possa contar com sistemas idênticos de aperto automático.

2 comentários: