2019/01/25

Notícias do dia

Huawei P30 também vai ter ecrã OLED; os módulos BH OnOfre nacionais já têm site dedicado; iOS 12.2 revela AirPods com "Hey Siri"; Samsung Exynos 9820 suporta vídeo 8K; nas promoções temos um conjunto lâmpadas LED modulares hexagonais a €35; e um engenhoso malware para Mac que escondia endereços maliciosos em imagens.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que está a decorrer o passatempo FCA que te pode valer exemplares do livro "Criatividade em Sistemas de Informação"; e aproveito para relembrar que o nosso primeiro meeting mensal de 2019 é já amanhã.

Facebook apanhado a "enganar criancinhas" para lhes roubar dinheiro



Numa altura em que o Facebook continua com dificuldade em passar a imagem de uma empresa séria e de confiança, foram revelados documentos que mostram que o FB tinha conhecimento que havia crianças que estavam inadvertidamente a gastar dinheiro em jogos, mas tendo deliberadamente deixando a situação andar - e não aplicando medidas que tinham sido criadas para evitar esse tipo de enganos.

Trata-se literalmente daquilo que pode ser descrito como "enganar criancinhas" e roubar os seus pais!

Portanto, da próxima vez que acharem que este tipo de coisa só acontecer por culpa da criança ou dos seus pais... talvez não seja mau assumir que a plataforma possa ter sido a responsável por lançar o "anzol".


Apple vai pagar a vencedores de concurso de fotografia após polémica



Um concurso de fotografias criado pela Apple deu que falar, mas não pelos melhores motivos. A Apple lançou o desafio para que lhes fossem enviadas as melhores fotos captadas por iPhones, mas muitos fotógrafos não demoraram a expressar o seu descontentamento quando descobriram que não só não haveria qualquer prémio, como todos os direitos das fotos passariam a pertencer à Apple.



A Apple reagiu rapidamente, e disse que os vencedores irão receber compensação pelas fotografias vencedoras - que irão ser usadas para promoção dos iPhones, em cartazes publicitários e outros meios.


Huawei anuncia chipset 5G e 5G CPE Pro



A Huawei vai levar o 5G em força para o MWC, mas já revelou hoje o seu novo chipset 5G Balong 5000, juntamente com o primeiro dispositivo comercial 5G: o Huawei 5G CPE Pro.
O chipset Balong 5000 desbloqueia oficialmente a era 5G, fornecendo aos consumidores uma nova experiência de tecnologia 5G nos mais variados cenários. Este chipset suporta uma ampla gama de produtos 5G, além de smartphones, incluindo dispositivos de banda larga domésticos, equipamentos incorporados em veículos e módulos 5G. Estes novos produtos permitem efectuar ligações sem fios mais rápidas do mundo quer seja para um dispositivo móvel, como um smartphone, quer para casa, escritório ou outro local.


Amazon junta-se à aliança ZigBee



O protocol ZigBee tem demorado a atingir o estatuto de popularidade que (há muito) deveria ter, mas pode ser que isso comece a mudar com a adesão oficial da Amazon à ZigBee Alliance. O ZIgBee é um protocolo wireless concebido para ser de ultra-baixo consumo, e é o que permite que dispositivos como sensores ou interruptores wireless possam funcionar a pilhas durante anos; e contando com uma arquitectura mesh que facilita que a rede facilmente seja prolongada por toda uma casa.

A Amazon já lançou uma versão do seu Echo com ZigBee, pelo que esta oficialização da entrada na ZigBee Alliance é uma mera formalidade - mas uma que demonstra que a Amazon deverá estar empenhada em continuar a dar uso a esta tecnologia; e ainda bem que o faz. Pode ser que com isto a Samsung (que é dona da SmartThings) se lembre que poderia estar na altura de adicionar ZigBee aos seus smartphones. :)

... Ou a Huawei, que também faz parte desta aliança.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Sobre a Aliança Zigbee: Seria mesmo interessante se a SONOS também seguisse o exemplo.

    ResponderEliminar