2019/02/08

Notícias do dia

Estudo Europeu revela que Zero Rating aumenta custo dos dados; Essential Phone PH-2 pode estrear câmara frontal sob o ecrã; Tesla Model 3 chega à Europa - mas sem Autopilot; capas da Spigen revelam design final do Huawei P30; estivemos na apresentação dos Asus ZenBook com ecrã NanoEdge em Portugal; e ainda um estranho bug que está a estourar as colunas dos MacBook Pro.

Antes das notícias do dia, relembro que está a decorrer o passatempo do gadget da semana, que desta vez tem para oferecer uns earphones JBL.

Jeff Bezos denuncia tentativa de chantagem pelos donos do National Inquire



Por muito que se queira manter os mundos da tecnologia e política separados, há situações onde isso por vezes se torna impossível. Neste caso, Jeff Bezos vem denunciar publicamente uma tentativa de chantagem ao mais alto nível, com um grupo editorial pró-Trump a ameaçá-lo com a publicação de fotos comprometedoras caso ele não fizesse declarações públicas a "ilibar" esse grupo de motivações políticas e suspendesse investigações que também estão a explorar as ligações do grupo à Arábia Saudita.

Em vez de aceder, Jeff Bezos fez precisamente o oposto, optando por revelar publicamente essas ameaças, e relembrando o historial que esse grupo tem tido (já foram investigados por diversas vezes pelo Departamento de Justiça, relativamente a ligação à Arábia Saudita e manipulação de notícias durante a campanha de Trump, tendo obtido imunidade em troca de cooperarem e revelarem algumas das tácticas utilizadas). Parece que o Departamento de Justiça terá que adicionar uma nova investigação à lista...


Google lança Adiantum para acelerar encriptação em Android mais lentos



Hoje em dia é indispensável recorrer à encriptação para garantir a segurança dos dados, e a Google não quer que isso seja feito à custa do desempenho. Se nos dispositivos Android mais dispendiosos se conta com hardware para acelerar o processo de encriptação, nos modelos mais económicos isso acaba por ter um impacto significativo no desempenho. Para resolver a situação a Google criou o Adiantum.



O Adiantum é bastante mais eficiente que o AES, com a Google a indicar que num chip Cortex-A7 a 1.19GHz, o Adiantum é capaz de lidar com encriptação e desencriptação a 112MB/s, versus os 24-20MB/s para o AES-256-XTS.

Este novo método será também benéfico para smartwatches, smart TVs e outros dispositivos.


Twitter deixa de revelar quantos utilizadores tem - após vários trimestres em queda




Quando os números são a subir, todas as empresas ostentam orgulhosamente todas as estatísticas e mais algumas; quando é o inverso, rapidamente as coisas mudam de figura. O Twitter é mais um que se junta a esse grupo, anunciando que deixará de revelar o número de utilizadores activos, depois deste número estar a cair há vários trimestres consecutivos.

... É curioso que, em vez de se esforçarem por resolver os problemas (e o Twitter é uma das plataformas que mais tem antagonizando os utilizadores), a solução seja simplesmente: vamos deixar de mostrar quantos utilizadores nos têm abandonado. Sim... como se isso resolvesse a situação.


Microsoft combate Office com Office


A Microsoft optou por um curioso método para promover o seu Office 365, tendo para isso gozado com o seu principal concorrente... o seu próprio Office 2019.

É o tipo de campanha que habitualmente estamos habituados a ver ser aplicado contra produtos concorrentes de outras empresas; mas a que MS parece achar que será também eficiente contra / a favor dos seus próprios produtos.








Curtas do dia


Resumo da madrugada

2 comentários:

  1. Bem, estes anúncios estão bastante convincentes de facto...

    ResponderEliminar
  2. Bezzos na ofensiva: integridade e anti-Trump:)

    Bezos’s extraordinary move on Thursday to release the private emails from his attempted tormenters at the National Enquirer was the clearest indication yet that the once-reclusive leader in Seattle now acknowledges he is a bona fide public figure — and that means he has to fight like one. Rather than shyly playing defense and doing whatever he can to maximize his obscurity, the world’s richest man is, for the first time, trying offense.

    ResponderEliminar