2019/02/09

Novo motor Raptor da SpaceX já superou as expectativas


O novo motor Raptor da SpaceX, que será utilizado na nave Starship, está a demonstrar um desempenho à altura do que se esperava.

Elon Musk disse que este motor teria que atingir pelo menos as 170 toneladas de força de impulso, e neste momento o motor já atingiu as 172 toneladas nos testes, valor que aumentará entre 10 e 20% quando for utilizado com combustível a temperaturas criogénicas - o que significa que este motor poderá superar as 200 toneladas de impulso.



Em vez de querosene e oxigénio líquido, como o que é utilizado nos actuais motores dos Falcon, este Raptor utiliza metano. Um pormenor que será de extrema importância nas futuras viagens a Marte, já que o planet vermelho tem metano em abundância, o que poderá facilitar o processo de fazer o reabastecimento lá, em vez de se carregar o combustível para o regresso até lá.

Para os primeiros testes da Starship (ainda em versão mais compacta) serão utilizados três destes motores Raptor. Algo que estava planeado para breve, mas que agora fica dependente da capacidade de recuperarem o protótipo da Starship depois de ter sido danificado por umas rajadas de vento forte.

Uma coisa é certa... vai ser um ano muito interessante de seguir em termos de aventuras espaciais! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)