2019/02/15
O sub-mundo do desbloqueio de iPhones roubados
Dita a lei de mercado que, quando há "procura", não demorará para que surja "oferta" - e é precisamente isso que tem acontecido em resposta ao sistema de bloqueio iCloud usado pela Apple para dissuadir os roubos.
O sistema de bloqueio via iCloud que a Apple implementou nos iPhones e iPads veio complicar imensamente a vida aos ladrões, exigindo que mesmo em caso de reset se tenha que inserir as credenciais do dono legítimo. Infelizmente, não é por isso que se deixaram de roubar iPhones, como um salto a qualquer site de leilões online revela, com dezenas de iPhones bloqueados à venda...
Existe todo um novo sub-mundo dedicado ao desbloqueio de iPhones, onde se chega ao ponto de ter sistemas "fáceis de utilizar" destinados a fazer phishing às vítimas, de modo a tentar obter a sua password iCloud, para libertar o iPhone ou iPad. Isto para além de outras vertentes, que passam por supostos acessos a reparadores autorizados, ou outras técnicas que prometem conseguir desbloqueá-los - para não falar no método igualmente válido, dos próprios ladrões exigirem que as vítimas desbloqueiem os seus iPhones e desactivem o Find my Phone.
Curiosamente, embora a maioria destes iPhones tenha origem duvidosa; existem também muitas situações onde pode haver a necessidade legítima de desbloquear estes equipamentos: como compras legítimas de iPhones ou iPads de empresas falidas, ou dispositivos de familiares que faleceram, etc. Infelizmente, não me parece que haja uma forma perfeita de facilitar a vida a estes, sem que isso se torne num sistema que também possa ser abusado pelos outros.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Se as operadoras todas bloqueassem os IMEI e não houvesse acesso a rede e o IMEI impossível de alterar ,então teriam tijolos mas mãos .Mas as empresas não querem saber, no final vendem mais dispositivos.
ResponderEliminarO IMEI pode ser alterado relativamente fácil..
EliminarO iPhone tem realmente uma segurança muito boa, faz com que quem rouba pense duas vezes ..
ResponderEliminarDepois de roubados, a maioria é vendido as peças ou para peças..