2019/03/20

Notícias do dia

MB Way já permite utilizar Multibanco sem cartão; Comissão Europeia multa Google em €1.49 mil milhões euros; Apple actualiza iMac e iMac Pro e lança nova geração de AirPods com "Hey Siri"; Google Photos ganha backup "Express" e limite de dados diário; e ainda ficamos a conhecer o novo serviço de jogos via streaming da Google - o Stadia dispensa PCs e consolas para levar jogos a todos os ecrãs.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que será já esta semana que teremos um jantar AadM em Lisboa, dia 22 de Março, com ponto de encontro no Pav. Carlos Lopes pelas 20h. Agradece-se a confirmação caso estejam interessados em aparecer. :)

Não se esqueçam que também já arrancou o passatempo FCA da semana, que esta semana tem exemplares do livro Gestão de Sistemas de Informação para oferecer.

Kaspersky processa Apple na Rússia por monopólio na App Store



Depois do Spotify, é agora a vez da Kaspersky Lab avançar com nova queixa contra a posição monopolista da Apple na sua App Store, impedindo que outras apps ofereçam funcionalidades ou serviços que a Apple insiste em manter como exclusivo para si própria.

A Kaspersky acusa a Apple de ter impedido as formas que encontrou para disponibilizar funcionalidades de controlo de acesso a apps, destinadas a restringir o acesso a certas apps; que aconteceram logo após a Apple ter revelado o modo "Screen Time" que permite fazer coisas idênticas. Desta forma, a Apple está a assumir a posição de ser a única a disponibilizar esse tipo de serviço, impedindo que qualquer outra empresa o faça na sua plataforma.


Kindle ganha ecrã iluminado



A Amazon não tem feito muitas alterações aos Kindle, mas decidiu fazer agora uma pequena alteração ao seu modelo de entrada de gama. O Kindle base passa a contar com um ecrã iluminado, com o preço a subir dos $79.99 para os $89.99.

Não pensem no entanto que isto iguala o Kindle ao Paperwhite, já que o Kindle base continua a ter o mesmo ecrã com 167ppi em vez dos ecrãs de maior resolução com 300ppi usados no Paperwhite e Oasis. E considerando que o Paperwhite por vezes tem promoções que o colocam nos $90... começa a não fazer muito sentido optar pelo Kindle de entrada de gama.


Uber utilizou spyware para derrotar rival australiana GoCatch


Está a ser complicado para a Uber distanciar-se das práticas do passado, já que continuam a descobrir-se "esqueletos no armário". Desta vez com a descoberta de um programa secreto criado pela Uber na Austrália e com a missão de perseguir os condutores da plataforma rival GoCatch com o objectivo de os aliciar a mudarem-se para a Uber.

A app permitia ver a localização de todos os carros da plataforma concorrente em tempo real, assim como os nomes dos condutores, registos dos veículos, etc. e torna-se em mais um embaraço que terá que ser superado pela nova gestão pós-Travis Kalanick.


Apple vai apoiar iniciativas anti-fake news



É cada vez mais importante estar consciente de que não se deve tomar tudo o que se lê como sendo uma verdade absoluta, e ainda mais quando se assiste a uma proliferação desenfreada de "fake news", facilmente amplificada (de forma natural, ou artificial) nas redes sociais e na internet.

Para tentar combater o fenómeno, a Apple vai investir em iniciativas de sensibilização e educação, nos EUA e na Europa, com o intuito de fomentar entre os mais jovens a capacidade para identificarem essas situações. (Quanto a mim, tudo se reduz essencialmente à questão da educação: já que esse espírito crítico deveria ser algo enraizado logo desde cedo pelo sistema de ensino - coisa que, lamentavelmente, não me parece que seja o caso - com algumas eventuais excepções.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)