2019/04/01

Cloudflare lança VPN Warp na app 1.1.1.1


Depois de ter lançado o mais rápido servidor de DNS (1.1.1.1), a Cloudflare lança agora o serviço de VPN Warp que também promete ser o mais rápido do mercado.

Fica disponível a partir de hoje, através da app 1.1.1.1 o registo para o serviço de VPN Warp da Cloudflare. Uma evolução que se esperava desde o lançamento da app, uma vez que o processo de utilização do servidor de DNS 1.1.1.1 já era feito através de uma "VPN" - mas que apenas tratava das comunicações referentes ao DNS. Aliás, é a própria Cloudflare que confessa que esta era a sua real intenção ao terem criado o serviço 1.1.1.1.


Com o Warp, a Cloudflare passa a disponibilizar um serviço de VPN integral, fácil de ligar e utilizar - basta ligar o botão na app, e já está, nada de configurações complicadas. E com a vantagem adicional que recorre ao QUIC da Google para optimizar as ligações e conseguir maior velocidade. Com isso, a Cloudflare acredita superar o tradicional atraso que a utilização de uma VPN implica, das comunicações terem que passar pelo servidor adicional, já que as comunicações deixam de estar dependentes dos tempos de comunicação do TCP. Aliás, dá-se o caso de ser possível que se consigam velocidades mais rápidas ao utilizar esta VPN Warp da Cloudflare, do que sem ela.

Para os interessados, basta abrirem a app 1.1.1.1 e dizerem que querem aderir ao Warp - a lista de espera já vai para lá dos 100 mil pedidos, mas será uma questão de tempo até que chegue a todos.


Actualização: Muitos meses mais tarde, o Warp ficou finalmente disponível.

2 comentários:

  1. O que é que eles ganham em troca de lançar uma VPN grátis?

    ResponderEliminar