2019/04/11

Notícias do dia

OnePlus 7 aparece com ecrã "edge" e sem notch; gravações da Alexa estão a ser ouvidas por equipas da Amazon; Itead lança Itead lança Sonoff Basic R3 com API REST; já podemos usar smartphones Android como chave de segurança; YouTube vai criar programas interactivos à "Bandersnatch"; e o Facebook Watch Party está a ser utilizado para partilhar filmes pirata.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo gadget da semana para oferecer - uma tomada dupla inteligente.

Carros do Apple Maps recolhem imagens do Porto e Gaia



Quem andar pela zona do Porto arrisca-se a ser "apanhado" para a posteridade por carros que estão a fazer o mapeamento para o Apple Maps. Estes carros já tem sido apanhados em diversos pontos do país, e mostram que a Apple não desistiu de ter um serviço de mapas capaz de competir com o Google Maps (e muito provavelmente sendo também um elemento crítico para as suas ambições a nível dos automóveis autónomos).

Resta saber é se a Apple estará apenas interessada em recolher dados para criar mapas "HD", ou se eventualmente poderá lançar um serviço estilo Street View. Se assim for, não se esqueçam do local em que viram estes carros - e quanto tal serviço ficar disponível, poderão ir a esse sítio ver se ficaram imortalizados para a posteridade. :)


Coinbase lança cartão Visa no Reino Unido



Usar as criptomoedas em qualquer loja vai ser mais fácil que nunca com a chegada do cartão de débito Visa da Coinbase, que permite que se utilize o saldo em criptomoedas para fazer compras em qualquer loja, física ou online, que aceite cartões para os pagamentos.

As notícias sobre criptomoedas têm sido bastante reduzidas depois da euforia das subidas astronómicas ter dado lugar a uma queda abrupta. Mas ainda assim, as suas vantagens são reais e continuam a ser bastante utilizadas (passou os 400 milhões de transacções há dias). A grande questão é saber se as criptomoedas que sobreviverão para o futuro são as tradicionais (Bitcoin, Ethereum, etc.) ou novas gerações que têm surgido mais recentemente ou que ainda venham a surgir.


WiFi WPA3 contém vulnerabilidades Dragonblood



Parece que o WPA3 ainda não é capaz de manter as redes WiFi tão seguras quanto se desejaria, com investigadores a terem descoberto mais uma série de vulnerabilidades "Dragonblood" que facilitam o processo de descobrir a password de acesso à rede, roubar dados de utilizadores, ou até de se fazer passar por um dos utilizadores sem que seja necessário a password.

Embora em muitas situações nada se possa fazer a não ser usar uma rede WiFi, fica demonstrado que, se for possível usar rede "por cabo"... continuará a ser a melhor solução (em termos de segurança).


Apple já deixa ouvir podcasts na web



A Apple reformulou a sua página de podcasts na web, que agora permite ouvir podcasts sem que se seja forçado a utilizar o iTunes. O novo interface também permite ver todas as informações adicionais sobre cada podcast - coisa que anteriormente não era possível.

Facilitar o acesso aos podcasts fará seguramente com que mais pessoas experimentem estes conteúdos. Especialmente face ao anterior processo que insistentemente obrigava os utilizadores a instalarem o iTunes (curiosamente, ainda permanece um botão que permite abrir o iTunes para esse efeito... mas que se torna opcional, face à nova capacidade de ouvir os podcasts directamente no browser).



Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada

5 comentários:

  1. apanhei um desses carros da Apple hoje na segunda circular

    ResponderEliminar
  2. E eu apanhei um em S. Brás de Alportel city, a norte de Faro

    ResponderEliminar
  3. Tenho foto de 2 deles em Canidelo, Vila Nova de Gaia..

    ResponderEliminar
  4. Em 2 dias vi 3 carros da apple maps em Coimbra.

    ResponderEliminar