2019/05/10

Jeff Bezos revela módulo Blue Moon para pousar na Lua


Elon Musk não está sozinho no desejo de conquistar o espaço, e embora mais atrasado, Jeff Bezos quer apanhar boleia do desejo dos EUA regressarem à Lua nos próximos anos, apresentando o módulo lunar Blue Moon da sua empresa aeroespacial Blue Origin.

O Blue Moon não é uma "nave espacial" completa, no sentido em que se trata apenas do módulo lunar de aterragem - e que, como seu próprio nome indica, constitui um componente modular que servirá apenas para permitir transportar coisas para a Lua e fazê-las pousar em segurança. Não será por isso coincidência que as semelhanças com a parte inferior dos módulos lunares das missões Apollo sejam muitas, incluindo as pernas elevadas para o manter a salvo de pedras ou irregularidades no terreno.

O seu topo plano permite que nele sejam integrados inúmeros módulos adicionais, quer seja simples carga a transportar para a lua ou, no futuro, cápsulas tripuladas com capacidade de trazer de volta os astronautas. Mas isso só para uma versão melhorada que terá capacidade para transportar até 7 toneladas (o módulo actual terá inicialmente uma capacidade de 4 toneladas).


Quem não deixou passar a oportunidade foi Elon Musk, que se apressou a tweetar uma foto manipulada em que mudou o nome do módulo de Blue Moon para Blue Balls (que em inglês significa algo "peculiar").


A verdade é que, por agora, este módulo não passa de um modelo não funcional à escala real. Na realidade, nem sequer o motor que deverá utilizar foi testado - algo que a Blue Origin espera fazer ainda durante este Verão.

Mas como bem sabemos, não há nada melhor que um pouco de concorrência para que as coisas avancem a bom ritmo; e Jeff Bezos faz muito bem em tentar aproveitar o desejo dos EUA quererem regressar à Lua. A grande questão é se tal será possível de realizar até 2024, como estava a ser pedido (e que muitos especialistas da área dizem ser uma data irrealista).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)