2019/05/23

Notícias do dia

Primeira loja oficial da Xiaomi em Portugal abre no Porto a 1 de Junho; a Uber chegou a Coimbra; Google vai reembolsar clientes dos Pixel defeituosos; Windows 10 ganha modo sandbox e mais controlo sobre actualizações; Portugal paga da electricidade mais cara na Europa; Mozilla lança ScreenshotsGo para organizar e reconhecer texto nas capturas de ecrã; e ladrões de contas provam do seu próprio remédio após ataque de hackers.

Antes de passarmos às restantes notícias do dia, não te esqueças de participar no passatempo de gadget da semana que desta vez está a oferecer um receptor bluetooth com emissor FM e MP3 para o carro; e relembro ainda que o nosso evento mensal é já este sábado e estão todos convidados.

Mudança automática de via do Autopilot da Tesla considerada perigosa



A Tesla tem actualizado e melhorado o seu Autopilot, mas a Consumer Reports não está convencida com o funcionamento da sua capacidade de mudança de via automática. A funcionalidade é apresentada como sendo mais cómoda e segura, mas os testes realizados pela CR parecem demonstrar o contrário.

As principais críticas são a incapacidade do sistema reconhecer carros a aproximarem-se a velocidades mais elevadas, entrando na via e cortando-lhes a passagem; e também a tendência para, em muitos casos, travar assim que muda de via (para criar o espaço de segurança para o veículo da frente), mas que resulta em "sustos" provocados aos condutores que seguem atrás.


Google remodela ligeiramente resultados mobile



Se acharem que alguma coisa mudou nos resultados das pesquisas Google no smartphone, não é impressão vossa. A Google remodelou ligeiramente a apresentação dos resultados, e onde a mudança mais visível é a troca do habitual indicador de anúncios "ad" verde por uma indicação mais subtil em preto. De resto, os resultados passam a adoptar um formato mais aproximado dos cards que temos no Feed, com indicação do icon do site e nome em preto, em vez da anterior linha de texto por baixo do título, a verde.

Coincidência ou não, a Google também andou a fazer alterações no feed, já que hoje me começou a apresentar - vindo do nada - notícias portuguesas de "treta" (coisas sobre mexericos de actores e actrizes), sem que eu nunca tivesse visitado qualquer site desse estilo ou feito pesquisas desse âmbito. Lá foram mais 4 ou 5 sites bloqueados... e espero que a coisa volte ao normal.


Bloqueio da ARM à Huawei não deverá afectar Kirin 985



Embora a inclusão da Huawei na lista negra dos EUA continue a dar que falar, a mais recente notícia de que também a ARM suspendeu relações com a empresa não deverá causar problemas de imediato. Sim, é verdade que a Huawei ficará em maus lençóis se não puder utilizar os núcleos da ARM nos seus chips, mas o desenvolvimento do seu próximo Kirin 985 com 5G integrado - que será fabricado em tecnologia de 7nm - não deverá ser afectado, uma vez que nesta altura já estará numa fase praticamente final.

Isto significa que a Huawei não ficará sem chips para os próximos 12 meses, suficientes para lançar o futuro Mate 30 e eventual P40, mas poderá causar atrasos para o chip que viesse a seguir. Isto, se a situação não ficar resolvida nos próximos três ou quatro meses: há muitos especialistas a dizer que a Huawei terá boas hipóteses de reverter a decisão nos tribunais norte-americanos, por ter sido uma medida demasiado abrangente e penalizadora, e que foi aplicada sem que sequer fossem apresentassem provas das acusações de espionagem que são feitas.


GitHub lança patrocínios para developers



Quem contribui para projectos open-source também tem que pagar contas ao final do mês, e nesse sentido o GitHub passa a disponibilizar a possibilidade de qualquer pessoa apoiar os developers que mais aprecia mediante um pagamento mensal, ao estilo Patreon.

Este GitHub Sponsors conta ainda com o incentivo adicional de, durante o primeiro ano, não cobrar qualquer taxa sobre os pagamentos; e de ainda igualar os apoios até um valor de 5 mil dólares (ou seja, se um developer conseguir obter 5 mil dólares por parte de apoiantes, receberá 10 mil dólares no total). Um bom chamariz para que os developers se aventurem neste sistema.

Por cá, ainda continuamos a afinar a presença do AadM no Patreon em preparação para o lançamento... pelo que se tiverem sugestões, não fiquem calados. :) (O objectivo será que quem por cá passa todos os dias não se importe de apoiar com o valor de um par de cafés por mês...)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

2 comentários:

  1. Tive o mesmo problema com essas notícias random estúpidas.

    Usei o telemóvel durante 2 dias em português em vez de inglês e foi logo bombardeado com essas notícias... Acabei por mudar outra vez para inglês e ficou resolvido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas no meu caso começaram a aparecer mesmo estando em inglês. Já mandei feedback... Se não resolverem, o feed torna-se inútil.

      Eliminar