2019/04/30

Notícias do dia

Como as crianças contornam as restrições parentais nos smartphones; Google reconhece fracasso dos Pixel 3; Tesla prepara tecto panorâmico em vidro que muda de cor e tem iluminação integrada; Samsung desmente existência do SSD 970 Pro de 2TB; Facebook tinha plano secreto para contornar Play Store; e ainda a previsão da morte do LIDAR nos automóveis autónomos feita por Elon Musk.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos o passatempo "gadget da semana" que desta vez te pode valer um suporte de smartphone para carro - e, sendo final do mês, é também a altura certa para aderires ao Clube AadM+ (caso ainda não o tenhas feito).

Campanha para smartphone Energizer com 18000mAh só reuniu 11 interessados



Más notícias para todos (os poucos) que estavam desejosos de regressar ao tempo dos "tijolos" para obterem um smartphone com bateria de 18000mAh. A campanha de angariação para tornar o Energizer P18K uma realidade falhou completamente, tendo conseguido reunir apenas 11 interessados e apenas 1% do valor pretendido de 1 milhão de euros.

... Parece que há limites para a espessura que se está disposto a aceitar para ter uma maior autonomia - que neste caso era de quase 2 cm.


EUA acusam Huawei de ter "backdoors" nos seus equipamentos (outra vez)


A campanha dos EUA contra a Huawei continua em força, desta vez com a notícia de que foram encontradas "backdoors" em equipamentos da Huawei em operadores de telecomunicações e routers domésticos. O caso remonta a 2011 e 2012 e terá sido detectado pela Vodafone Itália, tendo sido resolvido rapidamente - já que na verdade se tratava de uma vulnerabilidade que permitia abusar da funcionalidade de configuração remota via telnet. Pela mesma definição, todos os routers dos operadores têm "backdoors", já que permitem a gestão remota por parte dos operadores.

Enquadrar isto como sendo uma backdoor deliberada só pode ser explicado pela ofensiva que os EUA têm feito contra a empresa, e a pressão sobre os restantes países para que também a boicotem. O facto da própria Vodafone defender a Huawei e dizer que o problema foi rapidamente resolvido vai contra essa intenções, que os EUA tentam explicar como sendo uma "desculpa" para evitarem a dispendiosa tarefa de terem que trocar todos os equipamentos.




Kirin 985 vai ter 5G integrado



Ainda a propósito da Huawei, a empresa confirmou que o seu futuro Kirin 985 irá mesmo ter modem 5G integrado. Este chip deverá ser estrado no Huawei Mate 30 lá mais para o final do ano, tornando-se no primeiro modelo 5G da marca (se considerarmos que o Mate X 5G dobrável será na verdade um modelo "protótipo" que terá um volume de vendas reduzido).

Este será o chip com o qual a Huawei irá enfrentar o próximo A13 da Apple, e irá recorrer a várias tecnologias de ponta para garantir a sua competitividade: processo de fabrico EUV (Extreme UltraViolet), FC-PoP (FlipChip Package-on-Package), e InFO (Integrated Fan-Out package).


Overcast ganha partilha de clips de podcasts



A popular app de podcasts Overcast ganhou uma prática funcionalidade que permite partilhar clips de até 1 minuto de um podcast. Os podcasts podem ser populares, mas o processo de partilhar algo específico não é nada fácil (podemos partilhar o link do podcast completo, mas de pouco ajuda se for algo perdido no meio de uma hora de conversa).

Com esta funcionalidade de partilha de clips, os utilizadores podem seleccionar exactamente a parte que querem (até 1 minuto), e criar um excerto que podem enviar para amigos ou colocar na net (e que poderá ser ouvido noutras apps de podcasts, não apenas no Overcast).



Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)