2019/05/07

Notícias do dia

Os relatos sobre malware na app Mobdro eram infundados; Samsung não se compromete com nova data de lançamento do Galaxy Fold; Creative Commons ganha motor de pesquisa com 300 milhões de imagens; Chrome vai ganhar bloqueio de cookies - excepto para os da Google; Microsoft lança IntelliCode para facilitar a vida aos programadores; e o Dropbox criou o "Cold Storage" para reduzir custos nos dados acedidos com pouca frequência.

Antes de passarmos às notícias de hoje, ainda vais a tempo de participar no passatempo LMobile que te pode valer um suporte de smartphone para carro, e não deixes de escolher o livro FCA que teremos para oferecer a partir de amanhã.

WSL 2 adiciona um kernel Linux real ao Windows 10




O inferno continua a congelar pelos lados da Microsoft. Depois de ter surpreendido meio mundo ao incluir um subssistema Linux emulado no Windows, a MS adiciona um kernel Linux real no Windows com o WSL 2.

Embora tecnicamente continua a ser uma máquina virtual, isso é feito de forma completamente transparente para os utilizadores, estando acessível de forma praticamente instantânea e sem os atrasos normalmente associados à utilização de máquinas virtuais. É linux real no Windows, à distância de um clique.

E a acompanhá-lo temos o novo...


Windows Terminal vem substituir Command Prompt e PowerShell



A linha de comandos do Windows é um local considerado "assustador" por alguns utilizadores, mas que se torna indispensável para developers, administradores de sistemas, e outros. E em breve, sofrerá uma enorme revolução. Em breve, o Windows poderá dizer adeus ao velhinho Command Prompt e também ao PowerShell, que serão substituídos pelo novo Windows Terminal.



O Windows Terminal contará com tabs, suporte para Unicode e línguas asiáticas, aceleração gráfica por GPU, temas personalizados, e muito mais.


Torneio de Roland Garros terá emissão 8K via 5G



Os eventos desportivos têm tido protagonismo na promoção dos avanços na qualidade das transmissões de TV e o mesmo voltará a acontecer no histórico Roland Garros, que contará com um verdadeiro 2-em-1 ao contar com emissões em resolução 8K que serão feitas através de 5G.

Será uma excelente oportunidade para demonstrar ambas as tecnologias, que se arriscam a chegar ao público de forma muito mais rápida do que se possa imaginar.


Chip fotónico desenvolvido na Universidade de Aveiro facilita criação de internet via satélite



Muito se tem falado das redes de internet via satélite, e agora temos um chip desenvolvido na UA que poderá facilitar esse objectivo. Trata-se de um processador fotónico com a capacidade de combinar múltiplas comunicações de alta-velocidade (gigabit) recebidas pelo satélite, e combiná-las de forma ultra-eficiente para o seu reenvio para a estação base no solo.

Lidar com tais débitos de dados em frequências RF é algo que normalmente obriga a utilizar chips com consumos significativos de energia; coisa que este chip consegue reduzir ao transformar os sinais RF para sinais ópticos, fazendo a sua combinação, e no final reconvertendo-os para RF, com consumo de energia mais reduzido. O processador fotónico criado tem capacidade de processar quatro sinais de entrada, cada um com um débito de 1 gigabit por segundo e uma frequência de 28
gigahertz, mas poderá ser facilmente adaptado para lidar com maior número de entradas. O chip foi desenvolvido por Vanessa Duarte, Miguel Drummond, João Prata e Rogério
Nogueira, investigadores no Instituto de Telecomunicações da UA.


Google I/O 2019 arranca hoje às 18h

Arranca hoje o Google I/O 2019, com direito a live stream da keynote de abertura às 18h, hora de Portugal.

Para além dos novos Pixel 3a mais económicos, esperam-se novos produtos como o Nest Hub Max com ecrã de 10.1", mais detalhes sobre o Android 10 Q e outras variantes (como o Android Automotive para automóveis e o Android para telemóveis sem touchscreen), o serviço de streaming de jogos Stadia, melhorias no Google Assistant, e muito mais. Vão ser três dias recheados de novidades Google, e cá estaremos para falar de tudo o que por lá for revelado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Pelo que entendo, mesmo a versão 1 do WSL não é emulação e nem VM, é a implementação do Kernel Linux no Windows.

    ResponderEliminar