2019/06/19

Notícias do dia

Firefox alvo de ataque 0-day - actualização já disponível; Google lança extensão para Chrome para reportar sites suspeitos; iOS 13 alerta para subscrições activas ao desinstalar apps; o teclado Roli LUMI chega ao Kickstarter com teclas iluminadas; o DistroTest deixa testar centenas de Linux no browser; Asus apresentou primeiro monitor 4K a 144Hz com DSC; e ainda a constatação que metade dos utilizadores nunca utilizou assistentes por voz.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos novo passatempo do gadget da semana que desta vez tem para oferecer um smartwatch Alfawise H19 - e temos ainda alguns exemplares de livros RGPD da FCA para oferecer.

Amazon lança novo Kindle Oasis 2019 com tonalidade de cor ajustável


A Amazon actualizou o seu leitor de ebooks Kindle Oasis, que nesta versão de 2019 passa a contar com tonalidade de cor ajustável, o que permite transformar a sua cor de fundo "branca" para um tom mais "amarelado", mais adequado para as leituras nocturnas. De resto, tudo se mantém inalterado: a dimensão do ecrã de 7", o mesmo design, funcionalidades (resistência à água, Bluetooth para audiobook), e até mesmo a ficha micro-USB que já merecia ser substituída por uma USB-C.

O novo Kindle Oasis está disponível por 249.99 euros, o da geração anterior viu o seu preço reduzido para os 219.99 euros. Em ambos os casos, será necessário recorrer a um amigo ou serviço de reencaminhamento para o enviar de Espanha para Portugal.


PCIe 6.0 promete 256GB/s para 2022



O PCIe 4.0 está ainda a dar os primeiros passos no mercado, o PCIe 5.0 ainda vai demorar mais uns anos, mas o PCI-SIG está já de olhos postos no que se seguirá. Com PCIe 6.0 será possível ter um barramento capaz de suportar transferências de 256GB/s - o que abre perspectivas interessantes para o que poderemos ter daqui por 4 ou 5 anos.

Com esta largura de banda disponível, há toda uma série de novas aplicações que se podem considerar, como por exemplo, transitar para dispositivos híbridos de memória não volátil - ao estilo dos SSDs - mas que possam ser utilizados simultaneamente como RAM. Ou seja, em vez de um conteúdo com gigabytes ter que ser primeiro carregado de memória flash para memória RAM, ser executado directamente da memória flash.

Esperemos que seja finalmente a oportunidade para nunca mais se ter que esperar por tempos de carregamento ou de arranque nos computadores!


Intel Core i7 de 10nm supera Ryzen 7 3750H e Ryzen 5 3500U



A Intel está preocupada com a chegada do Ryzen 9 3950X e, enquanto não o consegue bater, aponta as armas a alvos mais fáceis como os Ryzen 7 de 12nm, que conseguirá superar com o seu Core i7-1065G7 Ice Lake de 10nm.

Um resultado, entretanto já eliminado, no Geekbench dá ao Intel Core i7-1065G7 uma pontuação de 5234 em single-core e 17330 em multi-core; valores que o deixam bem posicionado não só face ao CPU de 15W Ryzen 5 3500U da AMD com que competirá directamente, como até a chips de 35W como o Ryzen 7 3750H, ou o próprio Core i9-8950HK da Intel (mesmo tratando-se de um chip 4c/8t vs um 6c/12t).

Faltará apenas confirmar os consumos... já que os valores TDP apresentados pela Intel são quase sempre "demasiado optimistas".


NOS lança canal NOS Studios



A NOS tem mais um canal dedicado a quem gosta de cinema. O NOS Studios é mais um canal que obriga a pagar uma mensalidade acrescida de 5 euros (estando já incluído nos pacotes UMA) e que vem se dedicará à emissão de filmes "blockbuster". É acompanhado de um catálogo de filmes para acesso on-demand, NOS Studio+, na box e app da NOS TV.

Não deixa de ser uma forma interessante de tentar compatibilizar os conteúdos num canal tradicional e também em versão on-demand; mas não posso deixar de considerar que vem apenas contribuir para a excessiva fragmentação do labirinto de opções que os operadores atiram para cima dos consumidores. Quando é que se vai colocar um travão no número de opções extra a subscrever num serviço, quando se chegar às 20, 30, 100?

O NOS Studios está disponível na posição 16, e é um exclusivo para os clientes NOS. Está disponível gratuitamente até ao dia 18 de Julho para o poderem avaliar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)