2019/07/31

Notícias do dia

Facebook mostra sistema capaz de converter pensamento em palavras em tempo real; Samsung apresenta Galaxy Tab S6; Chrome 76 chega com Flash bloqueado e modo incógnito indetectável; Xiaomi apresenta Black Shark 2 Pro com 12GB e 855+ a preço imbatível; nas promoções temos um tablet Android 10.1" com 4GB+64GB (e dual-SIM) por €58; MediaMarkt sueca põe em pré-venda PlayStation 5 por €936; e pela primeira vez os iPhones ficam abaixo dos 50% das receitas da Apple.

Antes de passarmos às notícias do dia, esta semana temos para oferecer uma pen USB de 64GB no passatempo de gadget da semana; participa e partilha. Podes ainda ganhar exemplares do livro Introdução à Criptografia da FCA.

Tecmaia recebe primeiro ATM de criptomoedas na Grande Porto



O Tecmaia recebe o primeiro ATM de criptomoedas na zona do Grande Porto. Numa parceria com a startup "Mind The Coin", este ATM permite que qualquer pessoa compre de forma instantânea moedas virtuais como Bitcoin, Litecoin e Monero, sendo as cotações das mesmas actualizadas de minuto a minuto.

As moedas virtuais são compradas em plataformas internacionais devidamente legalizadas para operar na União Europeia, e todas as transacções apresentarão o recibo no ecrã para se poder tirar uma foto com o smartphone ou, opcionalmente, o recibo poderá será enviado por email. O terminal de Criptomoedas da "Mind The Coin" poderá ser encontrado na Galeria Comercial do Edifício Tecmaia.


LG actualiza monitor UltraFine 5K com USB-C - já funciona com iPad Pro


A LG lançou um modelo actualizado do seu monitor UltraFine 5K de 27", recomendado para os MacBook Pro, e que agora adiciona suporte USB-C ao Thunderbolt 3, fazendo com que se possa ser usado também com um iPad Pro (mas provavelmente sem acesso à resolução 5K nativa). Conta também com Power Delivery até 94W.

Uma opção a considerar para quem não quiser investir 5 mil dólares no monitor Apple Pro Display XDR 6K com o seu famoso suporte que custa 999 dólares.


Vendas de smartphones da LG e Sony em queda



A LG e a Sony continuam a ter dificuldade em encontrar o caminho para o sucesso, com as vendas de smartphones a continuarem a cair significativamente. Uma tendência preocupante para marcas que já ocuparam posições mais proeminentes no passado, e que não têm motivos para não o poderem voltar a fazer. Tudo o que precisam é encontrar o equilíbrio certo entre características, design e preço.

A Asus já passou por uma situação idêntica, tendo bons modelos a que só faltava "o preço certo", e surpreendeu o mundo quando optou por lançar o seu ZenFone 5Z com preço abaixo dos 500 euros. A LG também sabe o efeito de tal medida, bastando recordar-se do sucesso dos Nexus 4 e Nexus 5. Portanto a grande questão é: quantos mais milhões irão desperdiçar a lançar modelos que ninguém compra (e que inevitavelmente sofrem reduções de preço no prazo de poucos meses, por isso mesmo), em vez de fazerem aquilo que têm que fazer?


Lucro da Samsung cai para metade



A Samsung também não tem motivos para festejar. Embora a venda de smartphones tenha aumentado, muito por conta dos smartphones de gama média (os topo de gama venderam-se menos), os seus lucros globais caíram para metade face ao ano anterior.

A empresa espera que o lançamento do Note 10, modelos 5G e regresso do Galaxy Fold ajudem a recuperar deste panorama. Mas, se o cenário é o de venda fraca dos modelos topo de gama, não sei até que ponto estes modelos dispendiosos irão realmente dar uma ajuda.


Vlogger chinesa choca os fãs ao mostrar a cara



Uma vlogger chinesa chocou grande parte dos seus fãs ao revelar o seu verdadeiro rosto (à esquerda, na imagem acima). Conhecida como "Your Highness Qiao Biluo", a vlogger apresentava-se como uma jovem chinesa atraente, mas na realidade isso era apenas um efeito digital aplicado ao seu rosto (à direita na imagem).

A vlogger era na verdade uma senhora com quase 60 anos com um rosto bem diferente daquele pelo qual se fazia passar. A revelação terá sido feita por engano durante um stream com outra vlogger, numa altura em que ela estava a pedir doações no valor de cerca de 13 mil euros para revelar o seu verdadeiro rosto (um fã terá pago mais de 5000 euros de uma só vez!) Parece que o elixir da juventude eterna afinal pode ser real... em versão de streaming digital!

Actualização: entretanto com toda esta polémica, o número de seguidores da senhora já passou de 100 mil para mais de 650 mil. Como se costuma dizer, toda a publicidade é boa publicidade.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)