Quem contar com os backups do registry habitualmente guardados pelo Windows 10 poderá ser surpreendido por não os encontrar - mas não é erro, é mesmo para ser assim, diz-nos a Microsoft, para poupar espaço.
O Windows 10 costumava guardar cópias de segurança do registry, que ficavam na pasta C:\Windows\System32\config\RegBack. Não sendo o tipo de coisa em que o utilizador comum fosse mexer, era sempre uma salvaguarda que permitia repor uma cópia anterior - potencialmente em estado funcional - sempre que houvesse algum imprevisto. No entanto, a partir do Windows 10 versão 1803 essas cópias de segurança do registry deixaram de ser feitas sem que tivesse sido dada qualquer indicação aos utilizadores.
Inicialmente pensava-se que seria apenas (mais um) bug, mas A Microsoft veio agora explicar que essa alteração foi deliberada, como forma de reduzir o espaço ocupado pelo Windows em disco.
No caso de utilizadores avançados que prefiram continuar a manter os backups do registry como antigamente, terão que
- executar o regedit.exe
- ir até: HKLM\System\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Configuration Manager\
- clicar com o botão direito em Configuration Manager e fazer New > Dword (32-bit) Value
- Dar-lhe o nome de EnablePeriodicBackup
- Fazer duplo-clique nele depois de criado e dar-lhe o valor 1
- Reiniciar o PC
Nota: pode ser necessário executar a tarefa agendada pela primeira vez de forma manual no Task Scheduler (Microsoft > Windows > Registry -> RegIdleBackup) para o processo ser efectuado correctamente.
A MS aconselha a que se criem pontos de restauro em vez de depender do backup do registry, mas o mais simples e recomendado será simplesmente optar por uma solução de backup que trate do sistema de forma integral, como o Macrium Reflect.
Deve ser piada, gigas de updates, gigas de entulho, mas o problema é um backup.
ResponderEliminar