2019/08/28

Notícias do dia

Banco Santander adere aos SMS - apesar de desaconselhado há anos; SpaceX soma novo sucesso com voo do Starhopper; empresa francesa quer converter carros em eléctricos por €5000; Tesla corrige remotamente nova vulnerabilidade nas suas chaves; vimos um monitor Dasung e-Ink de 13.3" que até pode mostrar vídeos; nas promoções temos uma fita LED Ambilight para PC a €18; e ainda como a Disney poderá angustiar alguns clientes ao perseguir a partilha de passwords no serviços Disney+.

Antes de passarmos às notícias do dia temos um novo passatempo gadget da semana que te pode valer um suporte articulado para tablets e smartphones. E aproximando-se o final do mês, não te esqueças do nosso habitual meeting mensal já este sábado.

Cidades optam por pagar ransomware mesmo podendo recuperar de backups




As vagas de ataques de ransomware poderão aumentar no futuro, porque as grandes empresas e municípios afectados têm optado por pagar o resgate mesmo que tivessem oportunidade para recuperar os dados de backups. A questão é simplesmente monetária e de rapidez na reposição dos serviços.

No caso de Lake City, o resgate de 460 mil dólares (pelo qual tiveram que pagar apenas 10 mil dólares da franquia do seguro) tornou-se uma pechincha face ao valor de mais de um milhão de dólares que se estimava para a recuperação e reposição de dados dos backups - e que ultrapassava o limite máximo coberto pelo seguro. Do ponto de vista financeiro, é uma questão que nem se coloca... mas que tem o "pequeno inconveniente" de fazer com que o crime compense para os atacantes.


Apple lança iOS 13.1 beta



Com o iOS 13 ainda por lançar, a Apple surpreendeu os developers ao lançar a versão beta do iOS 13.1. Este medida parece demonstrar que o iOS 13.0 deverá estar, neste momento, praticamente pronto para o lançamento - e também que há algumas funcionalidades que irão ficar para mais tarde.

Em vez de adiar o iOS 13.0 (o que seria complicado, considerando que terá que ser lançado a par dos novos iPhones), a Apple irá simplesmente relegá-las para mais tarde. Coisas como a partilha do tempo estimado de chegada no Apple Maps, suporte melhorado para ratos, e outras coisas, só irão chegar com o iOS 13.1


Pixel 4 aparece em fotos



Depois de surpreendentemente ter confirmado algumas das coisas do Pixel 4 - como a presença do Soli - a Google tem estado bastante silenciosa quanto ao seu próximo smartphone. Mas, como é habitual, é inevitável que comecem a surgir fotos à medida que se aproxima a data da apresentação.

Estas (alegadas) fotos do Pixel 4 confirmam apenas o que já se sabe e espera deste smartphone, incluindo o bloco de câmaras na traseira, e a presença do Android 10 (denunciado pelos indicadores no fundo e cantos do ecrã). A única coisa que falta saber é quando a Google o irá apresentar oficialmente.


EUA já deportam visitantes por causa do que dizem os seus amigos



Cuidado com os amigos que têm caso pretendam visitar os EUA. Para além de inspeccionarem as redes sociais dos visitantes, agora temos casos em que estão a deportar pessoas com base naquilo que os seus amigos disseram ou partilharam - independentemente do que acharem sobre o tema.

Uma excelente oportunidade para alguns "amigos" inundarem todos os seus conhecidos com mensagens anti-Trump, e transformarem as suas férias ou visitas profissionais em visitas relâmpago com direito a voo de regresso imediato.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]