2019/09/16

YouTube vai encerrar interface para TVs


A poucos dias de disponibilizar gratuitamente as suas séries YouTube originais, o YouTube revela também que irá encerrar o seu interface criado para TVs.

O modo "Leanback / TV" foi lançado em 2010, e visava facilitar a utilização do serviço em televisores usando um controlo remoto, quer por trás estivesse a ser usado um PC, Raspberry Pi, ou até o browser de uma Smart TV que já não tivesse acesso à app oficial do YouTube. Aliás, era precisamente essa uma das suas grandes vantagens, que infelizmente o YouTube parece querer terminar.

Embora não avance com uma data concreta para o fim do interface TV, o YouTube recomenda que os utilizadores passem a utilizar um "dispositivo suportado", pelo qual se referem a dispositivos que possam correr uma das apps oficiais do YouTube - o que é compreensível, mas simultaneamente acaba levantar grandes suspeitas quanto a todas as conversas da Google a favor das "web apps" e de como a web é o futuro.


Aparentemente, a web só é o futuro desde que a sua universalidade não entre em conflito com os seus próprios interesses, em cujo caso prefere fazer o que muitos outros fazem, escondendo-se atrás das suas apps proprietárias. (De notar que o site normal do YouTube deverá continuar disponível nestes dispositivos, mas sem que seja tão fácil interagir directamente com ele através de um controlo remoto).


Actualização: o encerramento vai ser já no dia 2 de Outubro e vai ser ainda mais penalizador para utilizadores com necessidades especiais.

Actualização 2: afinal fica-se a perceber porque motivo o YouTube terá decidido encerrar este interface!

7 comentários:

  1. Raios, que notícia amarga! A minha TV Philips (que até já nem era assim muito "esperta") irá ficar ainda mais "burra"!

    Raios Google. :(

    ResponderEliminar
  2. Sendo que 60% do YouTube que consumo e na TV... Se aquilo deixar de funcionar vai ser muito complicado ....

    ResponderEliminar
  3. é mais uma proposta para o aumento ao consumo..

    ResponderEliminar
  4. Pelo que percebi... se na loja de aplicações da vossa Smart Tv estiver disponível uma app do You Tube e usarem essa app, não vai haver problema nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. correcto. O Site deles é que vai deixar de existir. https://www.youtube.com/tv

      Eliminar
  5. Para o RaspberryPi já existe um Parche de correção.

    ResponderEliminar
  6. Quem por acaso ficar sem isso, bastará utilizar uma Android TV Box e fica com o problema resolvido.

    ResponderEliminar