2019/10/17

Análise earphones Aukey EP-T10


Os Aukey EP-T10 são uns earphones wireless que procuram combinar a versatilidade dos auscultadores sem fios com a comodidade que o sistema de carregamento wireless oferece. Disponibilizam uma experiência sonora acima da média, que é acompanhada de uma autonomia prolongada, para garantir a sua utilização ao longo de um dia de trabalho.



Recentemente, tivemos oportunidade de analisar os auriculares Aukey EP-T16S, um produto interessante que, contudo, apresentava algumas limitações. Estes Aukey EP-T10 seguem a linha dos EP-T16S, apresentando-se como um produto virado para a mobilidade, dispensando a utilização de fios.


Aukey EP-T10



À semelhança dos Aukey EP-B80, a caixa do produto apresenta um nível de requinte em linha com o preço do produto. No seu interior, num primeiro nível encontramos uma peculiar caixa de transporte e os dois auriculares.




Num segundo nível, a documentação de referência, acompanhada pelos acessórios.




A Aukey disponibiliza um cabo USB-C, dois pares de almofadas de silicone que, em conjunto com as duas almofadas que vêm instaladas de origem, possibilitam um ajuste adequado à cavidade auricular do utilizador. Para manter os auriculares em posição, dois pares da armação, além do par instalado nos auriculares.



A caixa de transporte tem uma tampa que, ao ser rodada, apresenta os dois auriculares instalados no seu interior. Quando a tampa é rodada ouve-se um click que assinala a posição correcta para parar o movimento de abertura, algo simples, mas que contribui para uma experiência de utilização muito agradável.

Quando fechada a tampa, esta mostra a ficha USB-C para carregamento da bateria interna. Do lado contrário, com a tampa aberta, quatro pontos de luz, que indicam a carga da bateria da caixa.



O interior da caixa é constituída por duas cavidades com dois contactos cada, onde se instalam os auriculares para carregar/transportar. A Aukey indica 7 horas de autonomia para as duas baterias de 55mAh, que pode ser estendida até 24 horas, com recurso aos 2.5 carregamentos disponibilizados pela bateria interna da caixa. A bateria de 400mAh pode ser carregada a 5V e leva cerca de hora e meia a ser carregada. De referir que para maior conforto do utilizador, a caixa dispõe de um sistema de carregamento sem fios, que permite dispensar o cabo USB-C.



Em utilização


Em termos de especificações, este auriculares Aukey EP-T10 apresentam-se com Bluetooth 5 e um alcance até 10 metros. Com um peso de apenas 9g para o par e uma certificação IPX5, são uma boa opção para a prática desportiva, com a armação de silicone rígido, a manter os auriculares na sua posição.

Depois de emparelhados pela primeira vez, basta retirar os auriculares da caixa, para que estes estabeleçam uma ligação ao último equipamento a que foram ligados. Para limpar a lista de equipamentos emparelhados, basta colocar o auricular direito na caixa e pressionar a sua lateral durante 5s. Quando o led piscar 3 vezes, inicia-se o processo de emparelhamento com novos equipamentos.

O controlo da operação é feito através do toque nos dois auriculares, com estes a terem funções distintas. Um toque no auricular esquerdo ou direito inicia ou coloca em pausa a reprodução de música, assim como atende e desliga as chamadas telefónicas. Um duplo toque no Earbud esquerdo volta à faixa anterior, um toque longo reduz o volume de som. No caso do auricular direito, um duplo toque passa para a faixa seguinte, um toque longo aumenta o volume de som. Três toques activam o assistente de voz.


Os earphones Aukey EP-T10 apresentam um sistema de drivers dinâmico, que garante um desempenho sonora na linha do que os Aukey EP-T16S. A grande vantagem está na autonomia, que passa para mais do dobro, com este a ser um argumento de peso num produto que se destina à mobilidade.


Apreciação final



Este auriculares sem fio Aukey EP-T10 apresentam-se como uma solução interessante para quem a mobilidade é um requisito fundamental, com as 7 horas de autonomia em cada carga a serem o seu grande cartão de visita.

A caixa de transporte serve igualmente para o carregamento dos auriculares, com a sua bateria interna a garantir cerca de 2,5 carregamentos, suficientes para 24 horas de autonomia. O facto de se poder carregar a caixa sem recurso ao cabo USB-C, é outro aspecto interessante, contribuindo para uma experiência de utilização mais simples, não havendo necessidade de andar com mais um cabo na mala/mochila.

Com um preço na casa dos 100€, estes Aukey EP-T10 colocam-se num segmento de preço competitivo, onde há muitos argumentos e equipamentos em disputa. São uma boa opção para quem dá preferência à portabilidade e autonomia, sendo que se a qualidade sonora for um requisito fundamental, os Aukey EP-B80 serão uma opção mais indicada, se bem que com um cabo a poder complicar as contas finais, aquando da escolha do produto a adquirir.




Aukey EP-T10
Quente


Prós

  • Autonomia
  • Carregamento sem fios


Contras

  • Qualidade sonora face a outras opções com preço semelhante




Aukey EP-T10

Quente (4/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)