2019/07/26

Análise aos Aukey EP-T16S - earphones bluetooth


O desaparecimento da tradicional ficha de 3.5mm dos smartphones tem obrigado cada vez mais pessoas a recorrerem aos earphones bluetooth, e hoje vamos ver que tal se comportam os Aukey EP-T16S.

No que diz respeito a auriculares, as marcas apostam em diferentes segmentos de mercado e produto, havendo propostas para todos os gostos e preços. A Apple também apostou nesta área, com os AirPods a conseguirem, de forma quase que instantânea, a atenção dos consumidores. Os 35 milhões de unidades vendidas em 2018 são um claro indicador do seu sucesso, facto que levou outras marcas a procurarem a sua sorte com produtos idênticos.

A Aukey tem um alargado conjunto de opções de auriculares, como é o caso dos EP-B80 que já tivemos oportunidade de analisar. Os auriculares bluetooth EP-T16S são das propostas da marca para o mercado dos auriculares in-ear, que procura seguir a tipologia de produto apresentado pela Apple.


Os Aukey EP-T16S




Dentro da caixa, encontramos os auriculares, uma caixa de plástico para transporte e carregamento dos mesmos, um cabo micro-USB, três pares de almofadas em silicone para adaptação ao ouvido, manual de instruções, guia de início rápido e o cartão de visita da praxe.



Antes da primeira utilização é recomendável garantir uma carga completa da caixa, que por sua vez carrega os earphones. Cada carga demora hora e meia a completar e, segundo a Aukey, garante 3 horas de utilização. A nossa experiência não andou muito longe, com os auriculares a garantirem mais de duas horas e meia de utilização contínua.




A caixa tem uma bateria integrada, que tem capacidade suficiente para dois carregamentos completos, sobrando ainda alguma carga para um terceiro carregamento dos earbuds, o que equivale a cerca de 8-9 horas de utilização adicional. Não sendo um autonomia de grande duração, permite uma utilização durante a manhã, carregamento ao almoço, e nova sessão de utilização durante a tarde. O regresso a casa já poderá ser um problema, caso não haja disponibilidade para novo carregamento.


Em funcionamento



Ao retirarem os auriculares da caixa, estes ligam-se de imediato ao último equipamento a que estiveram emparelhados, excepto claro na primeira utilização, em que terão que começar pelo seu processo de emparelhamento. Para o fazerem, basta que retirem os dois ao mesmo tempo da caixa e aguardem pela mensagem "pairing". Nesta altura, o led do Earbud direito estará a piscar rapidamente, pelo que poderão iniciar o processo de emparelhamento no equipamento a que pretendem ligar estes auriculares.

Caso desejem limpar a lista de equipamentos emparelhados, terão de colocar os dois auriculares na caixa e carregar no botão multi-funções do auricular direito. O led irá piscar três vezes, indicando o sucesso da operação.



Ambos os auriculares possuem um microfone e um botão com capacidade de detecção do toque. O auricular direito tem a particularidade de poder ser utilizado sozinho, ficando o som limitado a um sinal mono. Através desta detecção do toque, é possível controlar a música e as chamadas, o que se torna bastante prático. Há contudo um inconveniente nesta situação, pois basta um toque inadvertido para ajustar a posição do auricular para que se pare a música inadvertidamente ou - pior ainda - uma chamada em curso. É por isso necessário bastante cuidado na forma como se leva a mão à orelha para ajustar o posicionamento dos auriculares.

Um toque no auricular esquerdo ou direito inicia ou coloca em pausa a reprodução de música, assim como atende e desliga as chamadas telefónicas. Três toques activam o assistente de voz. Um duplo toque no Earbud esquerdo volta à faixa anterior, um toque longo reduz o volume de som. No caso do auricular direito, um duplo toque passa para a faixa seguinte, um toque longo aumenta o volume de som.

No que diz respeito à funcionamento para chamadas de voz, o som é cristalino e os microfones possibilitam ao nosso interlocutor ouvir-nos na perfeição, algo que nem sempre acontece neste tipo de produtos. Para ouvir música, utilizei o Mate 20 Pro da Huawei e o som destes Earbuds EP-T16S não corresponderam às expectativas, apresentando-se com os agudos demasiado puxados, situação inesperada pois nunca tinha notado tal comportamento em auriculares idênticos testados anteriormente.

Para tirar a limpo esta situação resolvi utilizar o ZenFone 6 da Asus e neste caso o perfil de som apresentou-se bem mais natural, podendo inclusivamente ser ajustado ao nosso gosto com a aplicação que permite a equalizar o som. A qualidade sonora fica assim assegurada, se bem que, como esperado, um pouco abaixo do nível apresentado pelos Aukey EP-B80.


Apreciação final



Há um notório esforço em enaltecer a qualidade sonora dos auriculares in-ear, mas por mais argumentos que sejam colocados em cima da mesa, a diferença de desempenho para uns bons over-ear é gritante. Ainda assim, estes Earbuds EP-T16S são uma boa opção para quem aposta tudo na portabilidade. A caixa de transporte permite carregar os auriculares com uma hora e meia a ser suficiente para garantir mais duas a três horas de utilização. Os auriculares encaixam na perfeição no orifício destinado à sua instalação na caixa, a qual se mantém fechada mesmo quando transportada numa mochila sem grandes preocupações. O seu aspecto menos positivo acaba por ser a falta de resistência aos riscos, ficando uma verdadeira lástima em pouco tempo.

Em termos sonoros, os Aukey EP-T16S são confortáveis em utilização e fornecerem uma experiência de som agradável, se bem que com tendência para exagerar os agudos. Uma boa app para equalização de som permitirá eliminar este problema.

Pelo acima exposto, estes Aukey Earbuds EP-T16S são uma boa opção para quem pratica desporto, ou procura uns auriculares para uma utilização despreocupada, sendo por isso merecedores de um distinto "QUENTE".



Aukey EP-T16S
Quente


Prós
  • Conforto em utilização
  • Qualidade nas chamadas de voz
Contras
  • Agudos demasiado puxados
  • Toques involuntários no botão multi-funções



Aukey EP-T16S

Quente (4/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)