2019/10/18

Notícias do dia

Estamos a celebrar o 12º aniversário do Aberto até de Madrugada; iPhones com espaço ilimitado para fotos originais no Google Photos devido à compressão mais eficiente; Google Keep ganha atalho .new; Ang Lee filmou Gemini Man em 3D 4K a 120fps - e há poucos projectores no mundo capazes de o projectar nesse formato; YubiKeys chegam ao login do Windows; e Reino Unido desiste de verificação de idade no acesso a sites pornográficos.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana, que volta a dar-vos a oportunidade de ganharem um smartwatch Bilikay SN58; e estamos também a celebrar os 12 anos de AadM com uma prenda muito especial.

Falha em driver WiFi deixa máquinas Linux vulneráveis



Equipamentos Linux com chips Realtek para o WiFi estão em risco de serem atacados. Uma falha no driver destes chips permite que um atacante que esteja dentro do alcance WiFi possa fazer crashar o sistema ou, eventualmente, poder ganhar controlo sobre o mesmo (é o tipo de vulnerabilidade que potencia este tipo de risco, embora até ao momento não tenha sido criado nenhum "exploit" com esse objectivo).

A vulnerabilidade (CVE-2019-17666) no driver já foi corrigida e deverá começar a chegar às principais distribuições nos próximos dias. A preocupação é que a falha afecte também outros dispositivos, como boxes Android e outros, que dificilmente terão direito a qualquer actualização.


Chrome 77 ganha isolamento de sites em Android



Depois do Chrome no desktop ter activado o "site isolation" na versão 67 para os utilizadores desktop, a Google faz chegar essa segurança acrescida também aos utilizadores Android, embora em versão mais limitada. Para evitar ocupar demasiados recursos, o Chrome 77 para Android irá activar o isolamento de sites apenas para sites onde se introduza uma password.

Com o site isolation as tabs do browser referentes a cada site são executadas em processos separados, reduzindo ou eliminando as hipóteses de outros processos os poderem espiar. O lado negativo é que isto faz com que seja consumida ainda mais memória que o habitual, motivo pelo qual nos smartphones o Chrome não aplicará a medida a todos os sites, como faz na versão desktop.


Motorola revela RAZR dobrável a 13 de Novembro



A Motorola envio convites para um evento a 13 de Novembro, que se acredita ser dedicado ao modelo Razr que irá contar com um ecrã dobrável, e que se virá juntar a modelos como o Galaxy Fold da Samsung e Mate X da Huawei.

Esperemos que, ao contrário destes, não surjam atrasos de vários meses, ou problemas de última hora que revelem a fragilidade do ecrã dobrável. De qualquer forma, será interessante ver um novo formato "dobrável ao alto" a juntar-se aos referidos modelos - mesmo se por agora deverá continuar a ter um preço proibitivo que o mantenha afastado das mãos da maioria dos consumidores.


Huawei oferece Watch GT 2 a quem mergulhar no Tamisa


A Huawei vai fazer uma campanha original de promoção, oferecendo os seus mais recentes smartwatches Watch GT 2 a quem estiver disposto a mergulhar no Tamisa para ir buscar um, naquilo a que chama o primeiro quiosque de vendas "dive-thru".

A campanha realiza-se amanhã (dia 19) na Royal Victoria Dock em Londres e, como seria de imaginar, apenas irá disponibilizar um número limitado de relógios. :)




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)