2019/10/04

Notícias do dia

Temos um mega-comparativo do Moey vs Revolut vs N26 vs Bunq vs Monzo; a NOS lança um tarifário "Sem Limites"; app nacional DuetCam grava vídeo de duas câmaras nos iPhones; como sincronizar calendário do Outlook com Google Calendar; Duet chega ao Android transforma tablets em monitores; iPhone SE 2 pode chegar no início de 2020; e Tribunal Europeu diz que Facebook tem que eliminar comentários a nível mundial por ordem europeia.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças que temos livros Big Data da FCA para oferecer ao longo da semana; e sendo início do mês é também a altura ideal para aderires ao Clube AadM+ que dá acesso a passatempos exclusivos e descontos em múltiplas lojas e serviços.

Brave começa a pagar aos utilizadores pelo tempo que passam na web


O browser Brave quer mudar a forma de rentabilizar a web, recompensando os utilizadores (e sites) sem se ficar dependente de tracking excessivo e publicidade, e agora dá o passo seguinte, permitindo que os utilizadores convertam as suas moedas virtuais BAT em dinheiro real. E curiosamente, o processo é feito através da Uphold, uma empresa nacional.

Tudo isto é meramente opcional - o registo na Uphold vai obrigar a validar a sua identidade para poderem receber o dinheiro - pelo que todas as pessoas poderão continuar a utilizar o Brave sem se preocuparem com a criação da conta ou da carteira se assim o entenderem. No entanto, a perspectiva de usar um browser que tenta colocar a privacidade dos utilizadores em primeiro lugar, e que até lhes irá pagar por isso, poderá ser suficiente para atrair alguns curiosos.


Tesla supera vendas de carros a gasolina e diesel na Noruega

Na Noruega, a Tesla não só é a marca no topo dos veículos eléctricos vendidos, como no passado mês de Setembro conseguiu superar as vendas combinadas de carros a gasolina e diesel.

Assiste-se também a um fenómeno curioso, com os Noruegueses a não se deixarem convencer pelos modelos híbridos plug-in que as marcas têm lançado como forma de "dizer que têm carros eléctricos", em vez disso optando pelo veículos 100% eléctricos. Enquanto isso, na Irlanda prepara-se uma nova taxa sobre todos os veículos de combustão interna, novos ou usados.


Apple explica como transformar Live Photos em video


O método consiste em ir à galeria de fotos, visualizar a primeira Live Photo, seleccioná-la (podendo-se seleccionar múltiplas live photos simultaneamente) e depois ir ao painel de partilha, onde exista uma opção "save as video".




Google revela vulnerabilidade Android que afecta Samsung, Huawei e os Pixel



Mais um dia, mais uma vulnerabilidade. O Project Zero da Google revelou uma vulnerabilidade no Android que afecta smartphones como os seus próprios Pixel, assim como modelos de diversas marcas, como os Galaxy S7, S8, S9, Huawei P20, Xiaomi A1, entre outros.

Curiosamente, é uma vulnerabilidade que já tinha sido corrigida no passado, mas que ressurgiu nalguns modelos. A única parte positiva é a de que não pode ser explorada remotamente, o que significa que seria necessário instalar uma app maliciosa que dela tirasse partido.


Apple pede nova patente para criar touchscreens tácteis

Depois do abandono do 3D Touch, a Apple parece estar novamente a explorar a evolução dos touchscreens para ecrãs capaz de recriar sensação física, com mais uma patente que pretende recriar a sensação de "teclas" num touchscreen.

De frisar que, há alguns anos, assistimos a inúmeros protótipos e desenvolvimentos que pretendiam adicionar essa capacidade de replicar toques e texturas nos ecrãs tácteis. No entanto, até ao momento, nenhum desses projectos chegou ao grande público. Vamos esperar para ver se nos próximos anos começaremos a ter novidades neste campo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)