2019/11/06

Notícias do dia

Autopilot da Tesla aumenta segurança segundo 90% dos condutores do Model 3; app Android Auto continua sem facilitar a vida aos utilizadores; páginas web maliciosas encravam Firefox com popups; Google News ganha notícias multi-língua; o recém-apresentado Xiaomi Mi Note 10 com 108MP já está disponível por €441 (para quem fez o pré-registo); e bug no Android deixa instalar apps via NFC sem validação.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que está a dar um relógio e-Ink da Xiami; e sendo início do mês, é também a altura ideal para considerares a adesão ao Clube AadM+ com prendas mensais exclusivas.

Alemanha aumenta incentivos para compra de carros eléctricos



O peso da indústria automóvel na Alemanha é aquele que sabemos, e isso faz-se sentir também nos incentivos para garantir que a prometida nova geração dos (seus) automóveis eléctricos seja um sucesso imediato. O plano de incentivos que anteriormente já tinha sido acusado de ter sido criado especificamente de forma a deixar a Tesla de fora, e que deveria terminar em 2020, vai ser prolongado até 2025 e com benefícios reforçados.

O subsídio para compra de um veículo eléctrico até 40 mil euros (novamente, deixando de fora os Model 3 da Tesla) irá aumentar dos 4 mil para os 6 mil euros; mas o incentivo para os carros entre 40 e 60 mil euros também irá aumentar para os 5 mil euros; e neste caso já se podendo aplicar ao Model 3. Ainda assim, este plano faz com que se torne ainda mais apelativo comprar os futuros VW ID.3, que com este plano poderão ficar no patamar dos 24 mil euros.


Utilizadores com iPhones mais receptivos aos smartwatches



Um relatório da Consumer Intelligence Research Partners referente aos consumidores norte-americanos indica que 35% dos compradores de iPhones também tem um smartwatch; enquanto que nos Android esse número cai para menos de metade, com apenas 16%.

Sem grandes surpresas, entre os utilizadores com iPhones a preferência vai para o Apple Watch (19%), seguido pelos Fitbit (10%). Nos Android, Temos as coisas mais equilibradas, com cerca de 5% para os smartwatches Samsung, Fitbit, e outros. Números que podem ajudar a explicar porque motivo a Google comprou a Fitbit.


Sistema autónomo da Uber viu mas não soube identificar peão



O relatório sobre o atropelamento mortal de um dos automóveis autónomos da Uber vem confirmar as suspeitas. O sistema do carro foi capaz de detectar o peão (com uma bicicleta) com bastante antecedência, mas não foi capaz de o identificar correctamente nem antecipar que viesse a atravessar a estrada ou que acabasse por o atropelar.

O sistema começou por o marcar como veículo (bicicleta), mas depois mudando a sua classificação para a de vários objectos, sem nunca a reconhecer como um peão prestes a atravessar a estrada. Algo que o novo software actualizado já teria sido capaz de fazer, evitando o atropelamento. Dito isto, há que frisar que a culpa continua a ser do condutor do veículo, que tinha a obrigação de manter um olhar atento em vez de ir a ver vídeos no smartphone.


Apple continua a apostar na privacidade como elemento diferenciador



Por agora a maioria das pessoas (a avaliar pela quantidade de pessoas que continua a usar o Facebook) não se preocupa demasiado com a sua privacidade, mas a Apple acredita que essa vertente será cada vez mais importante, agora e no futuro. Para isso, actualizou a secção dedicada à privacidade dos seus serviços, e partilhou também detalhes sobre alguns dos sistemas utilizados para garantir a privacidade dos seus serviços.

Com os roubos de dados, que muitas vezes revelam que - mesmo hoje em dia - continuam a existir serviços que cometem atrocidades como guardar as passwords em plaintext(!), também acredito que as questões da privacidade e segurança inevitavelmente se tornem num factor a ter em conta ao aderir a qualquer serviço,


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)