2020/01/28

Notícias do dia

A MEO adicionou subscrições de algumas categorias e obriga os clientes a desactivar essas subscrições manualmente; o iPad fez 10 anos; Google Duo ganha partilha de notas desenhadas; iOS 14 deverá ficar disponível para todos os iPhones com iOS 13; e Avast vende dados do que os seus clientes fazem nos computadores.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo passatempo do gadget da semana que te pode vale um hub USB 3.0 da Xiaomi.

Reino Unido quer regras de segurança mínima para IoT



O cenário da Internet of Things está manchado pelo potencial de um apocalipse digital devido às questões da (falta de) segurança, motivo que leva o Reino Unido a considerar a aplicação de leis que garantam um nível de segurança mínimo a estes dispositivos.

Segundo a proposta apresentada, os dispositivos IoT terão que cumprir pelo menos três requisitos essenciais:
  1. Todos os dispositivos ligados à internet terão que ter passwords únicas e nunca usar uma password genérica de fábrica
  2. Os fabricantes terão que disponibilizar uma forma de contacto para vulnerabilidades e a sua rápida correcção
  3. Fabricantes terão que indicar claramente qual o período mínimo durante o qual serão disponibilizadas actualizações de segurança.

Esperemos que rapidamente possam ser replicadas a nível global...


Google lança ajuda no Twitter com #AndroidHelp




A Google é uma das empresas em que é notoriamente difícil chegar a alguém "humano" para ajudar quando se tem alguma dúvida ou problema. Talvez por isso tenha decido avançar agora com uma nova linha de assistência através do Twitter, para ajudar em dúvidas relacionadas com Android. Para isso bastará utilizar a hashtah #AndroidHelp.

Ainda não está claro porque optaram por esta via em vez de algo como mensagens privadas, o que desde logo desaconselha a partilha de informação privada associada a qualquer problema que se tenha, mas provavelmente será para que as soluções para os problemas de alguns utilizadores possam eventualmente servir para resolver o de outros. Veremos quanto tempo irá demorar até que a Google mude de ideias e encerre isto. ;P


App Store ficou sem compras in-app durante 6 horas



No passado dia 24 de Janeiro a App Store teve um problema na validação das compras in-app durante um período de 6 horas, resultando em cerca de 500 mil compras falhadas, com as consequentes chatices e frustrações daí resultantes (utilizadores a deixarem avaliações negativas em apps, inundarem as linhas de apoio dos developers em questão, etc.).

A maior crítica é a total falta de comunicação por parte da Apple, que não só não deu qualquer explicação para esta falha, como nem sequer disponibiliza qualquer forma para saber se estes serviços estão operacionais ou com problemas (como foi o caso). No passado, já tinha ocorrido um problema idêntico mas durante um período de menos de uma hora; pelo que, se a progressão se mantiver... da próxima vez os developers poderão enfrentar falhas bastante mais demoradas, resultando em chatices proporcionalmente agravadas.


iPhone 9 deverá manter Touch ID



Contrariando os anteriores rumores que indicavam que a Apple poderia abandonar por completo o botão de home no iPhone 9 / SE2 que se espera para os próximos meses, surgem novas indicações de que afinal esse novo iPhone "económico" deverá manter o característico botão com Touch ID. E com isso, manter o mesmo formato e estilo dos iPhones tradicionais.

É uma opção lógica que ajudará a manter o custo de produção mais reduzido, como a Apple seguramente desejará para um iPhone que pretende ser o modelo económico da gama; mas que simultaneamente continuará a dar trabalho adicional aos developers, que continuarão a ter que lidar com ambos os sistemas de autenticação nas suas apps (teria sido simpático se a Apple em 2020 se decidisse a optar exclusivamente pelo Touch ID para todos os iPhones - mas pode ser que seja em preparação para o eventual Touch ID 2, integrado no ecrã).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)