2020/02/17

Tesla obrigada a suspender construção de Gigafactory na Alemanha


Um tribunal alemão obrigou a Tesla a suspender a operação de abate de árvores no terreno da Gigafactory devido a preocupações ambientais.

Na China a Tesla construiu e pôs a sua Gigactory em produção em tempo recorde, mas parece que na Alemanha o processo será bastante demorado, enfrentando obstáculos antes mesmo de assentar o primeiro tijolo no terreno. A própria acção de abate de árvores e limpeza da floresta já está a gerar polémica, devido a queixas de preocupações ambientais, que levaram à suspensão das operações.

A Tesla tinha obtido autorização para limpar 92 hectares de floresta, embora ainda não tivesse obtido a aprovação final para o licenciamento da Gigafactory. A complicar as coisas, o tribunal fez questão de salientar que não se deverá ver a medida entreposta pelo grupo ambientalista "Gruene Liga Brandenburg" como sendo uma simples táctica de atraso, já que poderá resultar numa decisão favorável à mesma que venha a inviabilizar o abate de mais árvores e por em causa a instalação da Gigafactory naquele local.

... Bem, Elon Musk está a tempo de mudar de ideias e trazer a Gigafactory para Portugal, como já lhe tinha sido sugerido em 2017! :)

Actualização: Não demorou muito. Os trabalhos já foram retomados.

8 comentários:

  1. Tivessem-na construído no Alentejo, o que não falta é sol e planícies sem árvores :P

    ResponderEliminar
  2. Em Portugal se for preciso até se queimam as arvores.....

    ResponderEliminar
  3. Pelo que li teve que ver com os ninhos e a quantidade de pássaros que estão no local, até porque o espaço foi pensado para plantar e abater as árvores! Mas como desta vez estão a limpar tudo de uma vez, os pássaros que estão no local estão a ser afectados!
    Vão ter que esperar que aprendam a voar!

    ResponderEliminar
  4. É o lobby alemão do gasóleo...

    ResponderEliminar
  5. Antes de criticarmos as medidas alemãs, vejam este documentário sobre Berlim: https://youtu.be/5nn8ve82mHc?t=1821 ;)

    ResponderEliminar
  6. Metiam esses 92 hectares no Alentejo com painéis solares em cima da fabrica, ficavam com uma central eléctrica também.

    ResponderEliminar
  7. Sim porque cá em Portugal ele pode derrubar tudo o que quiser porque a gente deixa fazer tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No alentejo não é preciso derrubar nada... :)

      Eliminar