2020/02/21

Notícias do dia

O Android 11 já começou a revelar as suas novidades; os Galaxy S20 e S20+ estão a ser acusados de não terem zoom 3x real; especialistas explicam porque o vidro do Z Flip precisa de película de protecção; Google restringe acesso à localização em background no Android; e embora já esteja completamente disponível, a série Mandalorian chegará semanalmente no Disney+ na Europa.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos novo passatempo do gadget da semana, que esta vez te pode valer uma pen USB-C 2-em-1 da BlitzWolf que podes usar em PCs e smartphones.

Construção da Gigafactory retomada na Alemanha



A interrupção nos trabalhos de abate de árvores no terreno da próxima Gigafactory da Tesla na Alemanha não foi demorado, tendo já sido retomados os trabalhos.

Os tribunais consideraram que não foi cometida nenhuma irregularidade (estes terrenos já estavam destinados a utilização industrial) e permitiu que as operações de limpeza do terreno prosseguissem. Uma decisão que já era esperada pela Tesla, que durante estes últimos dias não ficou parada e continuou a fazer preparações que não envolvessem o abate de árvores. Prossegue assim a contagem de tempo para saber se a Gigafactory alemã conseguirá bater a sua congénere chinesa no tempo de construção e início de produção de veículos.


Facebook vai pagar até $5 por gravações de voz dos utilizadores



Depois de ter sido apanhado a utilizar gravações de voz sem autorização, o Facebook tenta redimir-se, com um programa que promete pagar até $5 a quem fornecer voluntariamente gravações de voz.

No entanto, esta "recompensa" (que só está disponível nos EUA por agora) será apenas para uns poucos utilizadores da sua app Viewpoints que sejam seleccionados para fazerem o conjunto máximo de gravações; a maioria só poderá aspirar a $1 pelo seu trabalho, e que só poderá ser levantado quando acumularem $5 na app. Portanto... os $5 só têm mesmo o efeito de chamariz, sendo que na realidade o FB não dá assim tanto valor à voz dos utilizadores (pudera, era algo que até aqui usava gratuitamente sem prestar contas a ninguém...)


Serviço Cameo de vídeos de vedetas expõe vídeos privados e utilizadores



O serviço Cameo, que permite a qualquer pessoa contratar uma celebridade para fazer um curto vídeo, torna-se o mais recente exemplo de um serviço com total desconhecimento das mais básicas regras de segurança. O serviço não só permite que as mensagens dos utilizadores sejam modificadas, como expõe vídeos que deveriam ser privados; e também dá acesso a todo o alojamento na AWS ao incluir as credenciais na própria app, incluindo as bases de dados com todos os dados dos utilizadores.

Só porque um serviço aparentemente sabe tirar partido das novas plataformas, não significa que o saiba fazer da melhor forma... e aqui está mais um caso de como isso, infelizmente, parece ser bastante mais frequente do que seria desejável.


Jeff Bezos e Elon Musk confrontam-se em deepfake do Star Trek



Bem apropriado para a época de Carnaval em que nos encontramos, surge este fantástico vídeo deepfake que coloca Jeff Bezos e Elon Musk no famoso episódio piloto de Star Trek "The Cage", na altura com o capitão Pike e não com o Kirk interpretado por William Shatner que viria a ficar para sempre associado à série.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: