2020/03/04

Notícias do dia

Google cancela Google I/O 2020 devido ao coronavirus; as matrículas em Portugal entram na era AA 00 AA; o WhatsApp ganha Dark Mode; Samsung apresenta monitores T55 com curvatura 1000R; teclado Everest quer ser o mais personalizável de sempre; e como nos podemos ver livres de publicidade sem instalar ad-blockers usando o AdGuard DNS.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos para oferecer uma pen USB-C BlitzWolf 32GB e, sendo início do mês, é também o momento ideal para aderires ao Clube AadM+ com prendas mensais adicionais e descontos exclusivos.

Apple prepara MacBooks e iPads com ecrãs mini-LED



O analista Ming-Chi Kuo especializado na Apple veio revelar mais um lote de previsões sobre novos produtos da Apple, desta vez indicando que a marca da maçã estará a preparar 6 novos dispositivos com ecrãs mini-LED: um iPad Pro de 12.9", um iMac Pro de 27", MacBook Pro de 16" e 14.1", iPad de 10.2" e iPad mini de 7.9" - sendo este último um dos modelos que deverá ser lançado em primeiro lugar.

A tecnologia mini-LED continua a recorrer a ecrãs LCDs, mas aplica uma grelha de (mini) LEDs sob o ecrã para ajustar a luminosidade de cada secção do ecrã de forma diferenciada. É uma boa solução para se aproximarem do nível de contraste dos OLEDs sem preocupações com a questão do burn-in.


SETI@home chega ao fim


Marcando o fim de uma era, a UC Berkeley anunciou que irá parar de enviar dados para processar do SETI@home no final deste mês. O projecto, iniciado em 1999, dava uso aos computadores de qualquer pessoa que quisesse contribuir, para analisar os dados de rádiotelescópios para ver se detectavam sinais de vida extra-terrestre. Foram gerados tantos dados ao fim destas duas décadas, que agora dizem que é tempo de os analisar para ver o que se encontra por lá - mas dizendo que haverá novidades em breve para quem desejar continuar a contribuir.

Até lá, podem sempre aderir ao Folding@Home, que também usa o computador de voluntários para contribuir para a pesquisa de doenças.




Twitter faz chegar listas no ecrã principal ao Android


Replicando a funcionalidade que já tinha disponibilizado há alguns meses no iOS, o Twitter para Android ganha também a possibilidade do utilizador marcar até cinco listas que passam a estar disponíveis a um swipe de distância no ecrã principal.

É uma forma bastante mais conveniente de dar uso às mesmas... Faltando agora saber se será algo que os utilizadores irão usar, ou não.





WeChat censura referências ao coronavirus



O WeChat e outros serviços chineses têm estado a censurar conteúdos e mensagens referentes ao coronavirus desde o início do ano, com a censura a ter aumentado progressivamente ao longo das últimas semanas.

Testes realizados pelo Citizen Lab detectaram que, em Janeiro, mensagens contendo 132 palavras-chave estavam a ser censuradas ao serem enviadas para contas chinesas do WeChat, valor que aumentou para mais de 500 palavras bloqueadas a meio de Fevereiro. Uma situação problemática, que impede que o público chinês tenha acesso a notícias e informação referente ao coronavirus no território.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)