2020/03/24

Suspensão da neutralidade da net já publicada em Decreto Lei


Já está publicada a medida excepcional que visa garantir a qualidade do acesso a serviços na internet considerados prioritários, à custa da limitação ou suspensão do acesso a outros serviços e da chamada neutralidade da net - onde se enquadram a redução da qualidade nos serviços de streaming, mas também a possibilidade de bloquear ou restringir o acesso a jogos online e ligações P2P.

O cenário de pandemia global do coronavirus tem feito com que milhões de pessoas por todo o mundo tenham começado a trabalhar a partir de casa, o que em combinação com o pedido para que se fique em casa e a suspensão temporária das escolas, tem gerado um aumento substancial do uso da internet. O governo vem agora fazer a vontade aos operadores de telecomunicações, permitindo a suspensão da neutralidade dos dados, para que possam assegurar o acesso a um conjunto de serviços considerados prioritários.




Neste serviços incluem-se coisas como: o email, acesso a motores de pesquisa, jornais online, lojas online, procura de emprego, serviços bancários, serviços de administração pública, serviços de comunicação, e chamadas e videochamadas.

E agora, fica salvaguardado em lei a possibilidade de, para o fazerem, os operadores poderem limitar ou inibir por completo coisas como serviços de streaming de vídeo (Netflix, YouTube, etc,), acesso a serviços de jogos online (Steam, Xbox Live, PSN), e também ligações P2P. (De notar que praticamente todos os serviços de streaming já reduziram a qualidade.)


É uma medida um pouco estranha, já que, para começar, alguns operadores já estavam a aplicar este tipo de restrições e, na verdade, os operadores sempre tiveram o direito de aplicar traffic shaping sempre que tal for necessário para assegurar o correcto funcionamento das suas redes. O que este decreto lei vem fazer é dar uma "desculpa legal" que os operadores poderão usar para se esquivarem com ainda mais facilidade a qualquer reclamação por parte dos seus clientes quanto a não estarem a receber o serviço pelo qual estão a pagar...

De notar que esta medida é apresentada como sendo temporária, pelo que vai ser interessante ver se algum operador se "esquecerá" de desactivar o traffic shaping após se ter passado este período.

15 comentários:

  1. É possivel cancelar os contratos por as condições serem alteradas certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que não será possível. Mas imagina que cancelas... E depois? Vais usar o quê?

      Eliminar
  2. Para a NOS é só mais um dia normal, este DL não muda nada

    ResponderEliminar
  3. Incentivam as pessoas a ficar em casa e depois cortam a possibilidade de ocupar o seu tempo... Em que ficamos??

    ResponderEliminar
  4. Operadoras: Temos a melhor infraestrutura de internet do mundo e por isso os preços são altos.
    Also operadoras: A nOSsA inFRaEStRuTura nÃO dÁ cONtA dO rECaDo!

    ResponderEliminar
  5. So tenho uma palavra ,VERGONHA.

    ResponderEliminar
  6. Mas voces estão todos doidos, acham que ainda devemos fazer uma vida dita normal?

    A infraestrutura dos operadores está desenhada para x trafego por equipamento num dia normal, se toda a gente se mete a jogar, netflix, P2P e etc vai matar os equipamentos, qual é parte que não entendem? acham que o ISP é só chegar meter mais RAM e prontos faz upgrade aos equipamentos e já têm mais largura de banda é isso?
    O que é mais importante é o vosso egoismo ou termos todos uma ligação minimamente decente a internet?

    Grande parte de nós está em casa de férias forçadas outros estão fora ou em casa a trabalhar. Neste momento temos 2362 pessoas infectadas e 33 Mortes, dentro de 15 dias devemos ter cerca de 100 Mortes por dia e vocês vêm para aqui se queixarem que a vossa internet pode vir a ficar lenta.

    Estão todos de parabens!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1. Por vezes aparece aqui cada abécula egocêntrica. É em alturas como as que correm que se vê a prioridade de muita gente. Deve ser extraordináriamente difícil e preocupante ficar sem internet!Muita da malta que vem aqui não sabe viver sem net! Santa paciência!

      Eliminar
    2. Imaginem só o que seria ficarem sem internet e deixarem de poder comentar e desabafar... o que vai na alma. Numa altura em que não há futebol e não se deve sair de casa... seria uma combinação psicologicamente explosiva. :)

      Eliminar
    3. Mas eu pago a mensalidade de um serviço que "virtualmente" posso ter mas nunca posso usar? O problema não é de agora porque as operadores estão a vender algo que não têm. Se quando fosses comprar uma garrafa de agua de 1 litro te cobrassem o preço de uma garrafa de 1 litro mas levasses para casa 0.5 litros com a desculpa que havia mais gente a precisar já não ias achar piada.
      Quanto à malta que está em casa é preciso pensar, que como eu e a minha esposa, está a trabalhar de casa(reuniões por vídeo e afins) com crianças para entreter, ou com aulas pela net, com chamadas de vídeo para manter o contacto com a família, se calhar já não achavas piada à net ficar lenta e a mensalidade não ter baixado.

      Eliminar
  7. Só espero que não cortem os conteúdos em HD do Pornhub

    ResponderEliminar
  8. Pensava que ter uma box com disco interno era uma coisa do passado, mas agora vejo que é muito útil.

    ResponderEliminar
  9. Ok, tem que se dar prioridade a quem está a fazer tele-trabalho como é o meu caso, concordo plenamente. Acabo o trabalho (que é trabalho na mesma) e faço a rotina normal de casa, correcto. Depois de um dia de trabalho (que é o caso) quero distrair-me um pouco, porque a vida não é só trabalho, estou confinado a casa e como tal, que ver uma serie no Netflix, ou no Youtube ou que deu em um canal qualquer com as gravações automáticas - não posso. Ok, vou jogar um pouco para distrair-me - não posso. Sem problema, aproveito e deito-me mais cedo. Mas isto nos 1ros dias, e depois? Ok, é crime, mas paciência, estou em casa a dar em maluco porque não tenho o que me "entreter" então vou para a rua porque todos temos limites, será esta opção melhor? Fico com sérias dúvidas. E as empresas de telecomunicações, em vez de reduzirem o tráfego, aumentem antes a capacidade (custa dinheiro, temos pena), diminuam as mensalidades (parece que a nossa é a mais alta da Europa, ou seja têm dinheiro para isso), e não se aproveitem de uma situação atípica para ainda "lucrarem" mais.

    ResponderEliminar
  10. Boas.
    E que tal se lessem uns livros em vez de jogarem?
    Sempre aprendiam alguma coisita!
    O que é que acham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde quando é que uma coisa impede a outra? ;P

      Eliminar