2020/04/16

MIT usa ondas rádio para detectar problemas respiratórios à distância


O laboratório CSAIL do MIT pôs a sua tecnologia de detecção de pessoas via rádio-frequência em acção para fazer face ao Covid-19, e os resultados são impressionantes.

O CSAIL há muito que tem trabalhado em sistemas que, usando RF (e até sinais WiFi), consegue determinar a posição de pessoas dentro de uma sala, a sua postura, e até o ritmo respiratório. Tudo isto a partir de um aparelho estilo um router WiFi que fica colocado na parede a metros de distância.

Isso, a par da capacidade deste Emerald de fazer leituras de várias pessoas em simultâneo, torna-o numa excelente ferramenta para monitorizar pessoas de forma contínua, e potencialmente detectar problemas respiratórios que sejam indicadores do Covid-19. Tudo isto de forma remota e não intrusiva.


Parece-me uma progressão lógica que as evoluções do WiFi no futuro, venham a adquirir estas capacidades, e com isso possam manter um olhar atento sobre a saúde das pessoas em casa (potencialmente até dos vizinhos), quer estejam acordadas ou a dormir, e alertem para qualquer situação anómala que inspire mais cuidados. Claro que depois teremos também que lidar com as questões da privacidade dos dados, já que será inevitável que os fabricantes destes "routers" queiram tirar partido da recolha destes dados, mas isso será toda uma nova discussão...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)