2020/04/21

Notícias do dia

Huawei apanhada (novamente) a usar fotos de DSLR para promover P40 Pro; Netflix ganha bloqueio de ecrã para evitar toques acidentais; análise ao dissipador Corsair A500; Gameloft lança app Android com 30 jogos clássicos; Samsung promove reutilização do cartão das embalagens dos seus televisores com construções funcionais; e Dropbox pagou a hackers para encontrarem vulnerabilidades no Zoom e exigir que fossem corrigidas.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares uma máquina de cortar cabelo Enchen.

Huawei P40 sem apps da Google vai ter vida difícil no Ocidente



Começa a gerar-se o consenso que se temia acerca dos novos P40 da Huawei, em particular do P40 Pro que era o modelo que mais atraía as atenções. Embora seja o smartphone que em termos de hardware - e câmaras (mesmo dispensando-se os deslizes evitáveis da equipa de marketing) - é considerado o mais apetecível do momento, a ausência das apps da Google torna-se uma limitação demasiado grande para que possa sequer entrar na lista de considerações da maioria dos utilizadores.



Continua a curiosidade para saber qual será o volume de venda na Europa, para confirmar se o "público em geral" também leva a sério a ausência da Play Store e apps da Google; algo que só saberemos daqui por mais alguns meses.


Drone com fuel cell bate recorde de duração de voo



Quem se debater com a autonomia reduzida dos drones em voo, vai ficar com um pouco de inveja ao saber que investigadores chineses criaram um drone alimentado com uma fuel cell de hidrogénio, que conseguiu manter-se em voo durante 331 minutos (5 horas e meia).

Os investigadores estimavam que o drone conseguisse voar durante 4 horas, pelo que o resultado obtido superou amplamente as suas expectativas. Resta saber se esta tecnologia terá potencial para chegar ao mercado... ou se continuará restringida a alguns sectores específicos e laboratórios.


LG Velvet com Snapdragon 765



A LG já revelou o seu novo Velvet e confirmou alguns dos rumores. Tal como se suspeitava, a LG vai abdicar de usar o Snapdragon 865, optando pelo 765G com 5G integrado, como forma de reduzir os custos. Como surpresa, a LG vai manter a ficha de 3.5mm para os headphones ao lado da ficha USB-C na parte inferior, e no ecrã optou por manter um notch semi-circular em vez de um furo no ecrã como tem acontecido com os topo de gama mais recentes.

... Teremos que aguardar até ao próximo mês para saber se a tal contenção de custos se fará reflectir no preço final do smartphone; mas considerando que já temos marcas chinesas a planear smartphones com S865 em patamares próximo dos 400 euros, será bom que a LG surpreenda pela positiva nesse aspecto.




Milhões de contas Aptoide expostas

Se estavam com saudades das notícias relativas ao roubo de dados, cá está mais uma; e desta vez referente à Aptoide, a app store de apps Android criada em Portugal. Hackers terão conseguido roubar as bases de dados do serviço, incluindo dados sobre quase 50 milhões de contas de utilizadores, mas com a atenuante de que mais de 30 milhões serem contas com login via OAuth, que não têm password associada. Ainda assim, restam 20 milhões de contas com passwords expostas.

O facto das passwords estarem guardadas como hashes SHA-1, que já não é considerado um algoritmo seguro, faz com que se torne ainda mais importante invalidá-las, e trocar de password noutros serviços em que pudessem usar a mesma password (o que, relembrando, nunca se deve fazer!)

Quem usar o serviço Have I Been Pwned e tiver o seu email neste leak já deverá ter recebido o alerta nos últimos dias.


Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)