2020/04/23

Notícias do dia

Samsung só consegue 7ª posição no DxOMark com o Galaxy S20 Ultra (mas está a trabalhar num sensor de 600MP); o impressionante cancelamento de ruído RTX Voice da Nvidia; MIUI 12 da Xiaomi virá com Dark Mode 2.0 melhorado; Google Meet com redução de ruído e modo low-light; Motorola regressa aos topo de gama com o Edge e Edge+.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares uma máquina de cortar cabelo Enchen.

Macs com CPUs ARM da Apple chegam em 2021



Os relatos sobre os planos da Apple para mudar dos actuais CPUs Intel nos seus Macs para os seus próprios CPUs ARM vão-se intensificando, e de forma cada vez mais detalhada. Segundo as últimas indicações, o projecto que internamente é conhecido como Kalamata está a trabalhar em três novos CPUs ARM destinados aos Macs de 2021.

Estes chips serão baseados na próxima geração dos chips A14 que serão utilizados nos iPhone 12, com fabrico em processo de 5nm, mas imensamente mais potentes, já que não estão sujeitos aos constrangimentos de consumos e dissipação existentes nos iPhones e iPads. É esperado que estes chips consigam superar o desempenho proporcionado pelos CPUs da Intel e simultaneamente tenham consumos bastante mais reduzidos.


YouTube optimizado para ecrã dobrado do Galaxy Z Flip



Lidar com formatos de ecrã "transformáveis" tem sido um dos maiores desafios nas plataformas móveis, mas a partir de agora será um pouco mais fácil utilizar o YouTube no Galaxy Z Flip quando o mesmo está em modo semi-dobrado.

Com o smartphone dobrado a meio, para que ele próprio sirva como base de suporte, o YouTube irá ajustar o ecrã de forma a apresentar o vídeo na secção inclinada para o utilizador e o resto do interface na parte que fica em baixo - em vez de simplesmente apresentarem o interface habitual que seria "partido" pela dobra.


Empresa Teleperformance queria colocar câmaras de vigilância em casa dos trabalhadores à distância



Como se não bastassem as videoconferências frequentes para quem passou a trabalhar em casa neste período de Covid-19, há empresas que querem aproveitar a oportunidade para irem mais longe, instalando câmaras de vigilância na casa dos trabalhadores para verem se estão mesmo a trabalhar.

A CNPD já esclareceu que a regra de proibição de utilização de meios de vigilância com a finalidade de controlar o desempenho profissional do trabalhador se mantém também para os casos de tele-trabalho, em vez disso recomendado que a avaliação desse desempenho seja feito usando outros critérios - como a definição de objectivos a cumprir.


Fusão T-Mobile + Sprint vai impedir o uso de 5G para os clientes actuais



Com a chegada do 5G chega nova dose de chatices que relembra os tempos iniciais do 4G a nível do suporte das frequências - mas em versão bastante mais complicada. A fusão da Sprint com a T-Mobile nos EUA vai fazer com que seja desactivada a infraestrutura 5G da Sprint, que usava frequências diferentes das da T-Mbile, e com isso impossibilitar que os actuais clientes Sprint com smartphones 5G da operadora possam tirar partido das velocidades acrescidas.

A excepção são os que tiverem optado pelos Galaxy S20, que também são compatíveis com as frequências 5G da T-Mobile. Se juntarmos a isto toda a confusão acrescida a nível das frequências mmWave 5G, com implementação / suporte ainda mais fragmentado... logo se percebe que só se terá a ganhar se se aguardar mais um par de anos até que a coisa fique mais estabilizada antes de ir a correr para ter um smartphone 5G só porque sim.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)