2020/04/08

Notícias do dia

Taiwan proíbe uso do Zoom; HBO Portugal também vai reduzir a qualidade (como se já não fosse reduzida que chegue); Google exige Seamless Updates com partições A/B para o Android 11; temos a análise ao Doogee S95 Pro modular; o iPad Pro 2020 com LIDAR não tem chip U1 de localização; e a SEUR esquece-se das regras básicas de segurança e revela passwords no URL.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um power bank wireless BlitzWolf BW-P10.

Samsung patenteia ecrã com quatro lados curvos



Neste momento os smartphones com ecrãs "full-screen" com margens reduzidas já se tornaram comuns, mas o desejo de eliminar por completo as margens em todos os lados continua, e a Samsung quer estar na linha da frente para o conseguir - ou pelo menos assim indica a sua patente para um ecrã com as quatro margens curvas.

A Samsung popularizou os ecrãs "Edge" com as margens laterais a prolongarem-se para os lados do smartphone, mas mantendo margens no topo e parte inferior. Cm este novo ecrã, o conceito Edge expande-se aos quatro lados do ecrã, criando um smartphone verdadeiramente sem margens visíveis, apenas com a secção dos cantos contando ainda com cobertura em metal para protecção do ecrã. No entanto, por agora é apenas uma patente, não se sabendo quanto tempo será preciso esperar até que se possa ver um modelo assim a chegar ao mercado.


Smartphone com câmara de 192MP revelado no próximo mês



A corrida aos megapixeis nas câmaras dos smartphones está novamente a decorrer em pleno, e depois dos rumores de que a Samsung estará a preparar um sensor de 150MP que será estrado num smartphone da Xiaomi, chega outro rumor de que no próximo mês veremos ser apresentado um smartphone com uma câmara de 192MP!

Curiosamente, não se tratará de um smartphone topo de gama, mas sim um equipado com o mais modesto Snapdragon 765G que tem sido a escolha de muitos fabricantes (será o que a Google irá utilizar para o próximo Pixel, para ajudar a manter um preço final mais acessível). Até ao momento os sensores de 108MP não se têm destacado assim tanto face a outros sensores mais "modestos", pelo que será interessante ver se este de 192MP irá fazer alguma diferença prática.


Mais de 50% dos chineses não vai comprar smartphones este ano


O impacto do coronavirus nos planos de compra de smartphones não se fez esperar. Num inquérito aos consumidores chineses, 28% diz que irá adiar a compra de um smartphone - ao qual se juntam mais 21% que ainda não tinham planos e mais 9% que dizem categoricamente não irão comprar.

Também por cá (e no resto do mundo) é de esperar que se assista a uma situação idêntica, não só em relação aos smartphones como a muitos outros produtos; isto numa altura em que ainda não se pode prever quando é que a rotina social nos países afectados pelo coronavirus começará a regressar ao normal, e qual será o impacto a nível das empresas, tanto para lidar com esta fase de encerramentos, como daqui por uns meses ao ser confrontada com estes adiamentos e cancelamentos dos planos de compra de novos produtos.


Milhares de vídeos gravados do Zoom expostos na net



Não há dia que passe sem nova descoberta de algo indesejado sobre o Zoom, e desta vez tem a ver com vídeos gravados das videoconferências, e que afinal estavam expostos na internet sem qualquer protecção para que qualquer pessoa os pudesse ver com relativa facilidade.

Entre eles encontram-se vídeos de aulas, com os rostos dos alunos visíveis, sessões de terapia, e muitos outros que revelam dados privados e / ou confidenciais. No entanto, desta vez a falha não é do serviço Zoom em si, mas sim de como os seus utilizadores guardam os vídeos. A única crítica ao Zoom é a de que o nome que atribui a estes ficheiros facilita a sua pesquisa na net, e assim permite mais rapidamente descobrir estas gravações em locais que inadvertidamente estejam acessíveis publicamente.



Curtas do dia



Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)