2020/06/19

Notícias do dia

Tesla Model 3 ganha câmaras laterais na vista em marcha-atrás e começa a dar uso à câmara interior do habitáculo; Chrome ganha extensão para criar links com destaque em páginas; o serviço de renovação de jogos GameClub chega ao Android; nas promoções temos um tablet Alldocube iPlay 20 com 4GB e Android 10 a €103; Google Photos termina subscrição de fotos impressas mensais; e no campo da segurança, temos o curioso caso de malware que usa CAPTCHAs para escapar a detecção.

Antes das notícias do dia, não te esqueças de participar no passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uns earphones Bluetooth Xiaomi Redmi Airdots S.

Microsoft também critica monopólio da Apple na App Store



Tendo já sentido na pele o peso de processos por abuso de poder, a Microsoft vem agora aliar-se às vozes que criticam o poder excessivo da Apple em ditar todas as regras de quem pode, e o que pode, entrar na sua App Store - o único meio de fazer chegar apps aos iPhones e iPads.

A Microsoft diz que o cenário actual é muito mais preocupante do que aquele que no passado se aplicou à MS (na Europa a MS chegou a ser forçada a incluir um ecrã de selecção de browsers alternativos no Windows). E ao contrário do que acontece no Android, onde quem não concordar com as regras da Play Store da Google pode simplesmente disponibilizar a sua app directamente (como a Epic fez com o Fortnite, para escapar ao pagamento de comissões); no iOS não há qualquer alternativa. Veremos no que resultarão os processos que se estão a formar na Europa e nos EUA.

... Com o WWDC 2020 a arrancar na próxima semana, veremos se a Apple vai apresentar alguma novidade nesta área, ou se vai manter a posição intransigente e arrogante que tem mantido no caso do Hey.


Google Meet ganha atalho .new



Há vários anos que a Google disponibiliza o domínio .new como forma de acelerar a criação de documentos e o acesso a vários serviços. E agora, também o Google Meet passa a estar acessível dessa forma através do meet.new, que imediatamente redirecciona os utilizadores para a página de criação de uma nova sessão de videoconferência no serviço.

É apenas mais um pequeno detalhe que demonstra como a Google não está a poupar esforços para garantir que o Meet chegue a tudo e todos, mesmo que para isso tenha que fazer "batota" e impingir o Meet dentro da app do Gmail.


Tribunal superior Francês rejeita prazo de 1 / 24 horas para remoção de conteúdos



As plataformas online e redes sociais podem respirar de alívio (por agora) em França, com o Tribunal superior a confirmar a rejeição da lei que iria obrigar à remoção de conteúdos considerados indesejados num prazo de 24 horas, mas que poderia ser de apenas 1 hora para coisas classificadas como terrorismo ou pornografia infantil.

O Tribunal considerou que a medida é desnecessária, desadequada e desproporcionada, e que daria ao governo e outras entidades a capacidade de definir o que era "indesejável" sem passar pelos tribunais - num perigoso precedente para uma censura generalizada. Os conteúdos ilegais já são ilegais, e já existem mecanismos para exigir a sua remoção; e por agora, pelo menos em França, são esses que terão que continuar a ser utilizados.


Twitter "esqueceu-se" da acessibilidade dos tweets por voz



O Twitter lançou recentemente a capacidade de enviar tweets áudio com gravação de voz, mas parece ter-se esquecido do que isso representaria para todos os utilizadores com problemas de audição. Em vez de ter considerado isso logo de início, implementando coisas como possibilidade de legendagem automática, descobre-se que todas as questões de acessibilidade no Twitter têm estado a ser desenrascadas por um reduzido grupo de funcionários que dedica voluntariamente parte do seu tempo a essa tarefa.

Sendo eu um apologista de utilizar o smartphone em modo silencioso, também aprecio esse tipo de cuidado, já que muitas vezes dispenso ver vídeos no Twitter que não incluam legendas, precisamente por não querer ligar o som.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)