2020/07/03

JioMeet copia Zoom e oferece videoconferências ilimitadas gratuitas


Quem quiser utilizar o Zoom sem utilizar o Zoom tem uma nova alternativa para fazer videoconferências com até 100 pessoas por tempo ilimitado, o JioMeet - que não tem pudor em copiar descaradamente o popular serviço Zoom.

Criado pela empresa indiana Reliance Jio, o JioMeet permite fazer videoconferências gratuitas com até 100 participantes com qualidade HD 720p, mas ao contrário do Zoom e do Google Meet, não aplica nenhum limite na duração da mesma; pelo menos, indica que as videoconferências poderão prolongar-se até às 24 horas de duração, o que deverá ser mais que suficiente até para as videoconferências mais prolongadas.



A ponto que tem levantado alguma polémica é que este JioMeet não se preocupou demasiado (leia-se: nada) em criar um qualquer interface inovador. Na verdade, muitos dos seus ecrãs (todos?) parecem ter sido copiados directamente do Zoom; o que facilitará o processo de transição para quem usar o Zoom, mas seguramente não será apreciado pelos criadores do Zoom. Teremos que esperar por mais desenvolvimentos para saber como é que isso irá correr.

Neste momento o serviço nem sequer disponibiliza qualquer modalidade, o que fica em linha com os demais serviços da empresa, conhecida por disponibilizar serviços gratuitos; e conta com apps para Android, iOS, Windows e macOS, podendo também ser utilizado directamente a partir dos browsers (Chrome e Firefox).

1 comentário:

  1. Até pode ser de borla! Uma empresa que tem este tipo de ética comercial nem quero imaginar o que podem fazer com os dados dos possíveis utilizadores. Isto é destruir o mercado, sem introduzir nenhuma inovação! Eu gosto de ter a possibilidade de ter acesso a tecnologia básica de videoconferência gratuita, no entanto, quando preciso de serviços ou funcionalidades mais específicas, prefiro pagar! Mesmo a Google, numa lógica de evoluir o seu serviço de videoconferência tem copiado muitas funcionalidades do Zoom, mas não de forma tão descarada. Isto que vemos aqui, é roubo!

    ResponderEliminar