2020/07/02

Notícias do dia

Câmara térmica da D-Link faz controlo de temperatura de grupos; Tesla ultrapassa Toyota na bolsa; Qualcomm revela Snapdragon Wear 4100 para smartwatches; nas promoções temos um carregador BlitzWolf BW-S15 60W de 6 portas a €16; que tal se comporta a Siri do iOS 14 vs Google Assistant; e mais uma série de apps na Play Store que roubavam passwords do Facebook.

Antes de passarmos às notícias, temos novo gadget da semana para oferecer: uma pen USB Kingstick de 64GB.

Uber só com veículos eléctricos a partir de 16 de Julho




A Uber revelou que irá aceitar apenas veículos eléctricos na plataforma nas maiores cidades do país a partir de 16 de Julho.
A Uber anuncia hoje o compromisso de aceitar apenas veículos eléctricos na plataforma nas maiores cidades do país, a partir de 16 de Julho. A regra é aplicável a novos veículos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, distritos de Braga e de Faro relativamente ao principal serviço UberX, bem como ao Comfort. Os parceiros vão poder continuar a adicionar veículos não eléctricos no caso de substituição de um veículo já registado na plataforma ou para os serviços Uber Black ou UberXL.

Para facilitar esta electrificação, os motoristas e parceiros vão ter acesso exclusivo a uma rede de 14 pontos de carregamento em todo o país, como parte da parceria entre a Uber e a startup portuguesa PowerDot.


Google Maps melhorado no Android Auto



A Google está finalmente a dar um pouco mais de atenção à utilização da navegação do Google Maps em modo horizontal, com benefícios mais evidentes para quem utilizar o Android Auto. Com os novos ajustes, em vez de barras e menus que se prolongam pelo ecrã todo, passamos a ter secções mais compactas que permitem que o mapa continue visível e com menos espaço desperdiçado.

É daquelas coisas que já deveria ter sido feito há muito (o desperdício de espaço no anterior interface até nos fazia interrogar se alguém na Google estaria a utilizar o Google Maps naquele modo), mas que mais vale tarde do que nunca.


Dark Sky para Android prolongado até Agosto



A popular app de meteorologia Dark Sky ficou com morte anunciada no Android depois de ter sido comprada pela Apple, mas os actuais utilizadores poderão desfrutar da app durante mais um mês. Embora a Apple tivesse dito que a app para Android deixaria de funcionar a 1 de Julho, optou por adiar este encerramento e dizer que a app continuará a funcionar até 1 de Agosto.

Note-se que a app já desapareceu da Play Store, pelo que apenas estará disponível para os utilizadores que já a tivessem nos seus smartphones. Para quem ainda não o tiver feito, é mais um mês para encontrarem uma alternativa.


O declínio da Nortel e ascensão da Huawei



Há relatos que estão a tentar relacionar o declínio da Nortel, uma empresa de telecomunicações canadiana responsável por diversas inovações no final do século passado, e a ascensão da Huawei - fomentada pelos ataques e roubo de dados por parte de hackers chineses.

Sem descartar a possibilidade de espionagem industrial - que é uma realidade mas que seria redutor resumir apenas a "a China espia o resto do mundo", como se o resto do mundo não espiasse a China (e até os seus supostos aliados) - há também que ter em conta que há muitos exemplos de como empresas que inovaram entram em rápido declínio por causa da ascensão de outras. Um dos exemplos perfeitos será a Nokia, que todos considerável ser o líder inabalável nos telemóveis... e que foi completamente demolida pela chegada do iPhone.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)